Cidadeverde.com

Xodó, Pedrinho dá chance ao Corinthians de salvar a temporada

Imprimir

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Xodó da torcida do Corinthians, Pedrinho percebeu do banco de reservas algo que passou em branco para os 11 jogadores da sua equipe que estavam em campo.

Foi a percepção que colocou o Corinthians na final da Copa do Brasil com a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo nesta quarta (26), no Itaquerão. Para atender aos pedidos do público que lotou a arena, o técnico Jair Ventura colocou o atacante em campo aos 22min do segundo tempo. Um minuto depois, na primeira vez que pegou a bola perto da área, Pedrinho testou a coxa lesionada de Diego, que pulou tarde.

O garoto de 20 anos pode ter salvado a temporada do clube. Mesmo quando a equipe ainda estava na Libertadores, antes da eliminação diante do Colo-Colo (CHI), o presidente Andrés Sanchez disse que a prioridade era a Copa do Brasil. O campeão vai arrecadar em prêmios, no total, cerca de R$ 60 milhões.

Havia a possibilidade de o Corinthians fazer final de torneio nacional contra o Palmeiras pela primeira vez depois de 24 anos. Mas a equipe de Luiz Felipe Scolari caiu no Mineirão ao empatar em 1 a 1 com o Cruzeiro. Na primeira partida, os mineiros haviam vencido por 1 a 0.

Foi o resultado que acabou com a possibilidade de o Palmeiras conquistar quatro títulos no ano. Ainda restam o Brasileiro e a Libertadores. Se vencer a competição continental, haverá o Mundial de Clubes no final do ano.

Em vez do seu maior rival, o Corinthians terá pela frente o time atual campeão e que, ao lado do Grêmio, é o maior especialista da Copa do Brasil. Será a oitava decisão do Cruzeiro, mesmo número alcançado pelo clube gaúcho.

No comando do time está Mano Menezes, que tem dois títulos no torneio. O primeiro deles em 2009, quando estava no Corinthians.

O Cruzeiro chegou à final com a mesma fórmula que utilizou a partir das oitavas: venceu fora e administrou o resultado em casa. Fez assim contra Atlético-PR, Santos (quando se classificou nos pênaltis) e Palmeiras.

Será a primeira final entre as duas equipes. O Corinthians não chegava à decisão desde 2009, quando ainda tinha Ronaldo vestindo a camisa 9.

O gol de Pedrinho e a classificação serviram também para acabar com sequência ruim de resultados em torneios de mata-mata do time no Itaquerão.

Nesta temporada, perdeu a primeira partida da final do Paulista (se recuperou no estádio do Palmeiras e foi campeão) e caiu nas oitavas da Libertadores.

Se passar pelo Cruzeiro, terá também conquistado o primeiro título nacional em mata-mata desde a inauguração da Arena Corinthians, antes do Mundial de 2014.

O título também daria fôlego a Jair Ventura porque o Corinthians já estaria classificado para a Libertadores de 2019 sem se preocupar com a campanha no Campeonato Brasileiro, que é irregular. Hoje, está em oitavo.

Apesar da frustração e da briga de jogadores do Palmeiras com cruzeirenses após o apito final, o discurso de Scolari é o de concentração nos títulos que ainda estão por serem disputados.

O treinador pode também voltar a usar os titulares no Brasileiro, algo que não aconteceu nas últimas rodadas.

Pode ser a  vez de o Corinthians priorizar a Copa do Brasil. Competição em que Jair Ventura vai ouvir pedidos para fazer o que Fabio Carille e Osmar Loss não quiseram: usar Pedrinho sem medo de qualquer suposta fragilidade física do atacante.

Foi essa a justificativa dos dois treinadores que passaram pelo clube em 2018 para não colocarem em campo a revelação como titular. Mesmo com o pouco poder de fogo do ataque da equipe e a dificuldade para fazer gols.

Era um problema que o Corinthians enfrentava também contra o Flamengo até a entrada do salvador Pedrinho.

Os resultados da semifinal representaram alegria corintiana, tristeza palmeirense e frustração para os que esperavam ver o maior clássico paulista em um mata-mata após a confusão da decisão do Paulista, quando o time alviverde entrou na Justiça para anular a partida. Alegou interferência externa na arbitragem.

Poderia ter ocorrido nas quartas da Libertadores, mas o Corinthians foi eliminado. Havia a chance de se encontrarem na decisão da Copa do Brasil. Pedrinho fez com que o time alvinegro cumprisse sua parte. Faltou o Palmeiras.

 

  • corinthians-flamengo-COPA-DO-BRASIL-7.jpg Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
  • corinthians-flamengo-COPA-DO-BRASIL-6.jpg Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
  • corinthians-flamengo-COPA-DO-BRASIL-5.jpg Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
  • corinthians-flamengo-COPA-DO-BRASIL-4.jpg Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
  • corinthians-flamengo-COPA-DO-BRASIL-3.jpg Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
  • corinthians-flamengo-COPA-DO-BRASIL-2.jpg Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
  • corinthians-flamengo-COPA-DO-BRASIL-1.jpg Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais