Cidadeverde.com

UFPI busca governo e prefeitura para implantar parque tecnológico

Imprimir
O reitor da UFPI, Luis Santos Júnior, informou hoje durante abertura do III Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação que a instituição de ensino superior ira buscar o apoio do governo do Estado e da prefeitura de Teresina para a montagem de um parque tecnológico na capital para incentivar a iniciação cientifica e o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Luis Santos afirmou que vai procurar o governador Wellington Dias e o prefeito Sílvio Mendes em janeiro de 2009. A instituição vai convidar empresários locais para montar incubadoras que servirão de modelo para a criação de novas empresas.
 
Segundo o Reitor, o projeto já tem profissionais qualificados, pois a UFPI investiu nessa qualificação. Ele informou ainda que a universidade possui cinco projetos de patentiação em andamento.
 
 
“Queremos transferir ao Estado o conhecimento gerado dentro da universidade. As incubadoras irão ajudar a descobrir inovações tecnológicas que permitirão o desenvolvimento econômico do Piauí”, afirmou.
 
Dentro do Terceiro Congresso de Ciência e Tecnologia acontece também o 17º Seminário de Iniciação Científica. onde serão apresentados cerca de 300 trabalhos acadêmicos durantes os dois dias de evento. "A participação de projetos do interior do Piauí comprovam que a expansão da UFPI tem gerado resultados", disse.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Nadir Nogueira, destacou o evento como um dos maiores do Estado e é importante porque transfere o conhecimento criado dentro da instituição para a sociedade.

“As novas metodologias que geram riquezas e desenvolvimento ao Piauí serão mostradas no congresso. Estamos cumprindo a nossa missão de gerar o conhecimento para que ele seja transformado em ações para o Estado, cumprindo assim nossa responsabilidade social”, explicou Nadir Nogueira.

 


Flash de Záira Amorim (direto da UFPI)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: