Cidadeverde.com

Por que é importante beber água durante o treino?

Imprimir

Quando praticamos exercícios, devemos ter cuidado não só na escolha dos alimentos que colocamos no prato, mas na quantidade — e na qualidade — dos líquidos que ingerimos.

Considerando-se que há perdas significativas de água e sais minerais importantes durante a prática de atividade física, beber água durante o treino deve ser uma ação ainda mais recorrente — inclusive para que a desidratação não traga malefícios ao organismo.

Ao nos exercitarmos, a taxa de transpiração é grande, porém varia. Em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar.

Através da transpiração, ocorre também a perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro), que causam desidratação e acarretam na diminuição do volume de sangue em cada bombeamento (batimento cardíaco) realizado pelo coração.

Entretanto, o organismo mobiliza a água de várias partes do corpo para o sangue. Uma vez que esse mecanismo passa a ser insuficiente e não dá conta do recado, ocorre um aumento da frequência cardíaca na tentativa de manter o bombeamento de sangue e a pressão arterial em condições normais.

Já quando o aumento da frequência cardíaca é insuficiente, ocorre uma redução de força aeróbia (capacidade respiratória) e prejuízo no desempenho durante a atividade física.

E, por fi, também dependendo da porcentagem de água corporal perdida, pode haver o comprometimento inclusive no desempenho esportivo.

Por exemplo, se houver perda de 2% de água, a consequência imediata disso é a sensação de sede. Já em uma perda de 4%, há uma diminuição de 20 a 30% da capacidade física, que obriga a pessoa a fazer um esforço maior para concluir um exercício.

 

Por que beber água durante o treino é fundamental?
Durante a atividade física, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve dissipar-se ao ambiente. Quando isso não acontece, q temperatura central do corpo aumenta.

Neste sentido, a sudorese (mais conhecida como transpiração) nada mais é do que uma resposta fisiológica que tenta limitar este aumento de temperatura.

Contudo, quando ocorre a perda de líquidos e a transpiração não for compensada com a ingestão de líquidos, há um desequilíbrio na regulação da temperatura, que também leva à diminuição do rendimento e ao surgimento de outros problemas para a saúde.

 

Fonte: Ativo Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais