Cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras entrega revitalização da Praça Maria de Cota, no Bairro Canela

Dando continuidade ao programa de revitalização de praças públicas em diferentes bairros de Oeiras, o prefeito José Raimundo entregou na noite desta quinta-feira, 28, a revitalização da Praça Maria de Cota, no Bairro Canela. Executada com recursos próprios da Prefeitura de Oeiras, a iniciativa contou com a parceria do Instituto Barros de Ensino (IBENS), no âmbito do projeto ‘A Praça é do Povo’, que consiste na adoção do espaço pela escola e pela comunidade.

Complemente revitalizada, a praça ganhou iluminação de LED, novos passeios e bancos, arborização e paisagismo, parque infantil e uma Academia da Saúde, direcionada ao público da Melhor Idade. Zé Raimundo lembra que, contando com a parceria de entidades, associações de bairros e em harmonia com a comunidade, o poder público municipal também revitalizou outros logradouros públicos nas zonas urbana e rural do município – como a Praça do BEC (Bairro Jurani), Praça do Rosário, Praça do Jureminha, Praça do Conjunto Parque Leste e Praça do Povoado Buriti do Rei.

“Esse processo de intervenção, de revitalização dos espaços públicos, principalmente praças, vem sendo executado desde dezembro do ano passado, quando iniciamos pela praça do Conjunto Parque Leste. Desta vez, aceitando o desafio proposto pelos alunos do IBENS, em menos de um mês, executamos esta obra com todos os seus incrementos. Tudo isso com recursos próprios do município, com a boa vontade da gestão em devolver a esta comunidade este espaço”, argumenta o prefeito.

Ele considera que a recuperação e valorização dos espaços públicos proporciona mais qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos oeirenses e desenvolve na população o sentimento de pertencimento. “Esta praça permanecerá viva pelo resto das nossas vidas. Foram 30 anos que se passava aqui e não se percebia este espaço público, no qual estamos dando a menor idade e à melhor idade um lugar comum de convivência. Nosso papel de gestor é levar o bem-estar para todos. Fico muito feliz em estar promovendo isso, depois de 30 anos entregando esse espaço revitalizado, em homenagem mais do que justa, justíssima, a nossa amiga, Maria de Cota”, acrescenta Zé Raimundo.

Participando da solenidade de reinauguração da praça, o ex-prefeito B.Sá lembrou da criação do logradouro público, em 1988, durante seu mandato. “A placa de 1988 registra que antes era um terreno baldio, completamente abandonado, e nós fizemos com que ele fosse transformado em mais um espaço de lazer e entretenimento para a cidade. Depois, os anos e anos descaso fizeram tudo se acabar, e Zé Raimundo com muita sensibilidade social faz esse trabalho espetacular de dar vida novamente à praça que encanta, que alegra. Enfim, uma valorização espetacular do Bairro Canela e de toda esta área de Oeiras. Estou muito feliz e compenetrado de que estamos no caminho certo”, ressalta B.Sá.

Moradora do Bairro Canela há várias décadas, a professora Maria dos Remédios expressa sua satisfação com a revitalização da praça. “É uma alegria muito grande para nós moradores do Bairro Canela hoje ver essa praça hoje revitalizada e com o nome de Dona Maria de Cota. É um espaço de convivência, de lazer para as crianças, para os jovens, para os adultos e idosos. Essa praça mudou a cara do bairro, deu mais vida. Gratidão é o sentimento que os moradores do Bairro Canela nesse momento expressam. Agora, cabe a cada uma de nós, preservar e conservar a praça”, comemora a moradora.

IBENS: empreendedorismo social e cidadania

A revitalização da Praça Maria de Cota foi proposta pelo Instituto Barros de Ensino (IBENS). A ação integra projeto de Empreendedorismo Social, que engaja diversos segmentos da sociedade, entre eles, o Poder Público.

Em nome do IBENS, o aluno João Neto falou sobre a parceria com o poder público para melhoramento e preservação do espaço. “Vem materializada nesta obra a efetiva parceria, firmada com o prefeito José Raimundo, quando propomos a revitalização da praça do Canela e fomos ouvidos e levados à sério, por mais utópico que fosse nosso projeto. Essa praça revitalizada, imortaliza o nome de uma mulher guerreira, grande exemplo de bondade e empreendedorismo social, como foi a inesquecível Maria de Cota”, pontua o aluno.

“Atrai a população para este espaço histórico, repositório das belas poesias do imortal Nogueira Tapety, para a prática de atividades físicas e de lazer, busca de uma vida saudável. Pois como disse o magnífico Castro Alves: a praça é do povo, como o céu o do condor”, completa João Neto.

Elaborado pelos alunos do 8° Ano, com orientação do professor Alberth Ferreira, o projeto consiste na adoção do espaço pela escola e pela comunidade, que assumem em conjunto com a Prefeitura de Oeiras a responsabilidade de zelar e tornar a praça um local agradável para o lazer, convivência saudável, educação ambiental e qualidade de vida. “Os alunos vieram no dia da arborização e a partir de agora eles têm este cuidado com o espaço. Vão ficar visitando, através da parceria com a prefeitura”, frisa o professor.

O trabalho de manutenção e preservação do espaço será acompanhado pela Gerência Municipal de Meio Ambiente. “Plantamos aqui mudas produzidas no Viveiro Municipal e teremos ações contínuas em parceria com o IBENS para fornecer equilíbrio ecológico ao local”, comenta Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente.

Homenagem

Fundada em 1988, a Praça do Canela ganhou em 2010 o nome de Praça Maria de Cota, através de projeto de lei proposto pelo ex-vereador Miguel Ângelo. Nesta quinta-feira, foi descerrada oficialmente a placa que marca a homenagem. O momento contou com a presença de familiares da homenageada, de vereadores, secretários municipais e da população local.

Maria Lopes de Lacerda e Silva, carinhosamente chamada de Maria de Cota, ficou conhecida em Oeiras pelos seus gestos de bondade e caridade, prestados através da assistência social e religiosa aos mais carentes.

“A todos que contribuíram para esta homenagem a nossa saudosa mãe, nosso muito obrigado”, agradece Lourimar Lacerda, filho da homenageada. 

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais