Cidadeverde.com

Piauí reduz número de presos provisórios no sistema penitenciário, diz TJ

Imprimir

O número de presos provisórios reduziu em 27,53% nos últimos nove anos, conforme levantamento feito pelo Tribunal de Justiça do Piauí com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Em fevereiro de 2009, o Piauí tinha segundo maior percentual de presos provisórios do país, com 71,16%, perdendo apenas para Alagoas. Neste ano, o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões – BNMP 2.0, do CNJ, o percentual piauiense foi reduzido para 43,63%.

De acordo com o presidente do TJ, desembargador Erivan Lopes, a grande redução é resultado do esforço de magistrados e servidores e das melhorias estruturais do Poder Judiciário, como os concursos e nomeação de juízes e pessoal das secretarias das unidades judiciárias e gabinetes.

"O judiciário piauiense vem, continuamente, reduzindo o percentual de presos provisórios, especialmente, pela agilização do julgamento dos processos criminais e também pelo periódico reexame dos feitos criminais com réus presos provisoriamente há mais de 180 dias, conforme determinado pelo Tribunal e Justiça e acompanhado pela Corregedoria Geral da Justiça do estado", destacou o presidente. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais