Cidadeverde.com

Dieta com diminuição de proteínas reduziu glicemia de diabéticos

Imprimir

Um estudo, realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, conseguiu reduzir a glicemia de portadores de diabetes mellitus tipo 2 com a ajuda de uma dieta comum entre os brasileiros: arroz, feijão, saladas e carne. A diferença está na diminuição de proteínas. Um grupo formado por sete pessoas portadores da doença por pelo menos nove anos, de cinco estados do Brasil, foram os voluntários do estudo controlado. Todos os pacientes envolvidos têm dislipidemia, ou seja, elevação do colesterol e/ou triglicérides, e hipertensão arterial.

Depois de quatro semanas, os resultados mostraram que houve uma redução de 61% dos níveis de glicose em jejum e uma diminuição de 14% da hemoglobina glicada, indicadores do volume de açúcar no sangue. "O protocolo de restrição proteica a que o grupo de voluntários foi submetido, além de reduzir os níveis de glicose sanguínea, também reduziu em 32% os níveis de colesterol total e 33% os níveis de LDL, o colesterol ruim", explica Rafael Ferraz Bannitz, um dos autores do estudo publicado na Associação Americana de Diabetes.


Além disso, os pesquisadores também notaram uma redução de 4,5% do peso corporal, uma queda de 11% da massa gorda e manutenção da massa magra. Sendo que, todos os indivíduos tiveram uma normalização da pressão arterial sistêmica, com uma diminuição de 23% na pressão sistólica e 44% na pressão diastólica. De acordo com Bannitz, essa é a primeira vez que um grupo de pesquisa aplica um protocolo de tratamento controlado exclusivamente alimentar em seres humanos. Apesar do estudo, a restrição de proteínas na dieta em seres humanos é uma grande incógnita, principalmente em indivíduos que são portadores de diabete tipo 2.

 

Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais