Cidadeverde.com

MDB, PP e PT são os maiores da Assembleia Legislativa do Piauí

Imprimir

A eleição do domingo (07) mudou pouca coisa na composição da Assembleia Legislativa do Estado. Dos 30 deputados estaduais, apenas sete novatos conseguiram ocupar cadeiras na Casa.

As bancadas dos partidos se mantiveram praticamente as mesmas. O MDB continua como o maior partido da Assembleia do Piauí. A legenda elegeu seis deputados. Themístocles Filho, Zé Santana, Severo Eulálio, Pablo Santos, João Madison, conseguiram se reeleger. A novidade ficou com a entrada de Henrique Pires, que já foi presidente da Funasa. Da legenda, a deputada Liziê Coelho não conseguiu se reeleger.

O pleito do domingo serviu para afirmar a força política do senador Ciro Nogueira no Piauí. Além de reeleger, Ciro conseguiu aumentar a bancada do Progressistas na Assembleia Legislativa. O partido passa a contar com cinco deputados.

O partido reelegeu Wilson Brandão, Hélio Isaias, Firmino Paulo e Júlio Arcoverde. De novatos entraram Lucy Soares, esposa do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB). Na Câmara Federal, o Progressistas também cresceu de um para dois. Além de reeleger a esposa, a deputada Iracema Portella, Ciro ajudou na eleição de Margarete Coelho. 

O PT, partido do governador Wellington Dias, também cresceu na Assembleia Legislativa. O partido passou de três deputados eleitos em 2014 para cinco no domingo. Foram reeleitos Francisco Limma, Flora Izabel e Fábio Novo. Foram eleitos pela primeira vez Francisco Costa, ex-secretário de Saúde, e Franzé Silva, ex-secretário de Administração. 

Lídia Brito
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais