Cidadeverde.com

Associação Reabilitar promove Semana de Combate ao AVC em Teresina

Imprimir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ainda é a uma das maiores causas de morte e de incapacidade no mundo. Mudanças de hábitos, a favor da qualidade de vida, ainda estão entre as melhores formas de prevenção. Chamar a atenção da população para esses cuidados estão entre os objetivos da Semana Mundial de Combate ao AVC, que será realizada pela Associação Reabilitar, de 27 a 5 de novembro, em Teresina, com uma série de atividades voltadas para o tema. A Semana reforça um dos projetos da Associação, o Pense Bem AVC.

“No Piauí, o Projeto Pense Bem AVC anualmente apoia essa campanha mundial e, em 2018, o tema definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é “Reenguendo-se após o AVC”, visando mostrar para a pessoa que sofreu um AVC que existe tratamento para as sequelas, que ela pode reconstruir sua vida e continuar na sua jornada de recuperação. O Acidente Vascular Cerebral é grave, sendo a segunda maior causa de mortes no mundo e, no Piauí, não é diferente. Por isso, chamamos a comunidade para discutir o tema”, explica Fabiana Gomes, coordenadora do Projeto Pense Bem AVC.

A programação começa neste sábado (27), com a participação da Associação Reabilitar no evento Criança Feliz, no Parque da Cidadania. A ideia é levar ao público infantil uma abordagem mais lúdica sobre o AVC, com pintura, colagens e concurso de desenho com ênfase nos fatores de risco da doença. A atividade começa a partir das 17h e segue até as 21h.

 Na segunda-feira, 29, quando é lembrado, oficialmente, o Dia Mundial do AVC, será realizada uma Roda de Conversa no auditório do Instituto de Perinatologia Social. Já na terça-feira (30), acontece, no Teresina Shopping, a ação “Reerguendo-se após o AVC”, com a prestação de vários serviços, como medição de pressão, glicemia, peso e altura, orientação nutricional, dentre outros. Os atendimentos começam a partir das 13h e segue até 17h.

No dia 31 de outubro, acontece a palestra “Fatores de risco e prevenção do AVC – mitos e verdades”, voltada para profissionais e pacientes que usam o aplicativo “Riscômetro para o AVC”. A palestra será no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, a partir das 15h30. Dentro da programação, acontece a Exposição Fotográfica Vidas com AVC, no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Na quinta-feira, 1º de novembro, às 9h, acontecerá uma visita guiada com crianças premiadas no Criança Feliz com os melhores desenhos e frases. Elas vão conhecer a sede do Ceir e receber como premiação obras de arte pintadas por pacientes do Ceir. No dia 5 de novembro, a programação será encerrada com a palestra “Como eu evito um AVC: eu como agente da minha saúde”, na Escola Padre Arrupe, bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina.

A Semana de Combate ao AVC é uma realização da Associação Reabilitar, através do Projeto Pense Bem AVC, da Rede Brasil AVC e World Stroke Organization, com apoio do Projeto Samuzinho, Liga de Pediatria da UFPI, Projeto Rallyteca, Maternidade Dona Evangelina Rosa e Teresina Shopping.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais