Cidadeverde.com

Presidente do TSE diz que urnas não houve fraude em urnas no 1º turno

Imprimir

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Rosa Weber, disse na noite deste sábado (27) que urnas com suspeita de problemas no primeiro turno foram auditadas e não houve fraude.

Durante a votação do primeiro tuno, em 7 de outubro, eleitores lançaram suspeitas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas.
Segundo ela, "a desinformação, de proliferação massiva e quase instantânea, é combatida pela Justiça Eleitoral com informação séria e objetiva, que impõe apuração responsável".

"Tomamos nestas últimas três semanas uma série de providências para apurar e, quando o caso, para corrigir problemas e falhas apontados, conforme ampla divulgação da mídia, redes sociais e diferentes canais de comunicação com a sociedade. Todas as denúncias mereceram especial atenção. Todas tiveram, e estão tendo, resposta da Justiça Eleitoral, seja no campo das ações judiciais e representações já formalizadas, seja no campo administrativo, observado sempre o tempo necessário à resposta institucional responsável e com respeito ao devido processo legal", afirmou durante pronunciamento em cadeia de rádio e TV.

"Intensificamos campanhas de orientação aos eleitores. Dentre inúmeras medidas, encaminhamos as urnas, com inconsistências no primeiro turno, a auditorias, que contaram com participação efetiva da Polícia Federal e acompanhamento do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes dos partidos políticos. Em todas as já realizadas, restou afastado qualquer indício de fraude", acrescentou.

Ela voltou a defender o sistema de votação das urnas eletrônicas: disse que é seguro, confiável e auditável, utilizado há vinte e dois anos utilizado "sem sequer um caso de fraude comprovada e em processo de constante aperfeiçoamento".

Rosa disse ainda que a Justiça Eleitoral realizou novos testes nos equipamentos que serão utilizados na votação do segundo turno e que a Justiça Eleitoral estará a postos neste domingo (28) para assegurar o exercício do voto sem maiores percalços.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: rosawebertse