Cidadeverde.com

STF abre inquérito para investigar denúncias contra o deputado Paulinho

Imprimir

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu abrir inquérito nesta sexta-feira (28) para investigar denúncias de desvio de verbas públicas contra o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical.

O Ministério Público Federal havia pedido a abertura do inquérito em setembro, sob a alegação de que Paulinho, que é o presidente da Força Sindical, teria contratado de forma irregular uma fundação para ministrar cursos profissionalizantes para desempregados e pessoas de baixa renda.

Segundo o MPF, a contratação – feita com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) – teria ocorrido sem licitação. De acordo com o pedido de abertura de inquérito, o valor do contrato destinado à prestação dos serviços de treinamento para 1.050 pessoas era de R$ 215 mil.

Outro problema detectado pelo MPF foi a inserção irregular de CPFs idênticos nas matrículas, o que apontaria que uma parte dos alunos matriculados nunca compareceu de fato as aulas. “(Havia) alunos matriculados mais de uma vez para o mesmo curso, muitos ministrados no mesmo horário e em cidades, ou até em estados diferentes”, destaca o ofício enviado ao STF, assinado pela subprocuradora-geral da República Claudia Sampaio Marques.

BNDES

O deputado também é investigado em outro inquérito no STF por envolvimento com suposto desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), descoberto pela Operação Santa Tereza, da Polícia Federal. Ele alega que é inocente. Na Câmara, o Conselho de Ética irá julgar o relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que recomendou a cassação do mandato de Paulinho.
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: