Cidadeverde.com

Obesidade pode ajudar no envelhecimento cognitivo e levar a demência

Imprimir

Foto: Tua Saúde

A função cognitiva intacta é uma das coisas mais importantes que contribuem para saúde, qualidade de vida e sobrevivência do idoso. Apesar da principal ameaça para a função cognitiva no final da vida ser a demência, mesmo os idosos sem experiência de demência apresentam um declínio cognitivo. 

Na média, habilidades cognitivas permanecem estáveis na vida adulta e começam a cair em torno dos 65 anos. Vários fatores podem afetar o envelhecimento cognitivo, como fatores biológicos, como os genes e, fatores sociais, como a educação e ver televisão.  

Durante a última década muita atenção tem sido dada ao potencial efeito negativo da obesidade nas habilidades cognitivas em idosos. Vários estudos mostram que a obesidade no meio da vida está associada com um aumento no risco de demência, tanto a de origem vascular como o Alzheimer. 

Devido ao fato da obesidade ser associada com um aumento no risco de fatores cardiometabólicos como hipertensão e diabetes que em troca estão associados com uma menor função cognitiva nos idosos, a via cardiometabólica normalmente é proposta como uma via potencial para obesidade diminuir a função cognitiva.


Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais