Cidadeverde.com

Mais de 41 mil disputam uma vaga na Uespi

Imprimir
Tudo pronto para um dos mais conceituados Concursos Vestibulares do Norte/Nordeste do Brasil. O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, aplicará as provas do Vestibular UESPI 2009, no período de 30 de novembro a  primeiro de dezembro de 2008, para 41.859 candidatos. Os vestibulandos disputam 4.370 vagas, distribuídas em 29 cursos de graduação. As provas serão aplicadas em 18 municípios, incluindo Teresina, sendo utilizados 100 centros de aplicação, tendo 67 no interior e 33 na capital. Dados do NUCEPE mostram que do total de inscritos, 2.867 vêm de outros estados brasileiros.
 

Uma das novidades deste ano é o acréscimo de 30 minutos ao período de duração das provas. A aplicação das avaliações começará, pontualmente, às 8h30, e o seu término será às 12h30, ou seja, o candidato terá 4h para responder as provas de domingo (30) – comunicação e expressão - que inclui gramática, literatura, redação e língua estrangeira, bem como na segunda-feira (1º), quando serão aplicadas as provas específicas de cada curso, por exemplo, o candidato ao Curso de Medicina terá que responder 30 questões de Biologia e 30 de Química. O resultado do Vestibular está previsto para ser divulgado até o dia 16 de janeiro de 2009.

Números do NUCEPE apontam que 29.065 candidatos inscritos são oriundos de escolas públicas e 12.775 são de escolas particulares. O maior número de inscritos é na capital, Teresina, com 20.906. Quanto ao interior, os municípios que se destacam são: Parnaíba, com 2.907 inscritos; Floriano,  2.797 e Picos com 2.637. O campus da Universidade Federal do Piauí – UFPI, em Teresina, terá a maior concentração de candidatos fazendo provas: 4.205. Já o Campus Poeta Torquato Neto contará com 1.974 candidatos e o prédio do Centro Federal de Educação Tecnológico - CEFET vai abrigar 1.335 candidatos.

O Curso de Medicina continua sendo o mais disputado com 52 candidatos por vaga, seguido de Fisioterapia, com 43; Psicologia e Enfermagem (Teresina), ambos com 39 por vaga, e Direito (Teresina), com 29 candidatos por vaga. O Curso de Medicina, no Vestibular 2008, também foi o mais concorrido, com 50,93 candidatos por vaga. Em segundo lugar ficou, naquele ano, apareceu Enfermagem de Teresina, com 47,32 candidatos por vaga.

O presidente do NUCEPE, Francisco Felipe da Silva Filho, ressalta que o candidato precisa conhecer o local onde fará prova e programar com antecedência a forma de chegar ao local. A idéia é evita atrasos e impedir que os esforços de um ano tenham sido em vão. “Temos que cumprir o que determina o edital. Não podemos abrir exceções, quem não tiver acesso aos locais de prova até às 8h30, não terá mais. É importante, também, ressaltar que é proibido portar aparelho de telefone celular no centro de aplicação de prova. Caso alguém seja flagrado com um  aparelho, mesmo desligado, o edital é bem claro quanto a esse item: o candidato é eliminado do Vestibular”, afirmou o presidente.

A Polícia Militar está disponibilizando um efetivo de 236 homens para fazer a segurança do concurso. Além disso, haverá uma equipe especializada em rastreamento eletrônico de comunicação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, que monitorará o envio ou recepção de possíveis mensagens eletroeletrônicas dentro do Campus. O NUCEPE, também, vai contar com detectores de metais e, ainda, todos os candidatos terão as impressões digitais colhidas. Ao todo, o concurso vai movimentar 4.338 pessoas, entre organizadores, fiscais, coordenadores e pessoal de apoio.

Os candidatos que, porventura, ainda não visualizaram o Cartão de Informação, podem fazê-la por meio do site nucepe.uespi.br. O documento é, na verdade, a garantia da efetivação de sua inscrição, no qual constará a data, horário e o local de realização de sua Prova Escrita Objetiva. As aludidas informações estarão condicionadas às informações do número de inscrição ou senha (CPF) do candidato.
 
 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: