Cidadeverde.com

"Mãe Teresinense" é expandido para todas as zonas de Teresina

Imprimir

O momento mais esperado na vida de uma futura mamãe, certamente, é a chegada do seu bebê. Mas, em alguns casos, as famílias têm dificuldades com o deslocamento da maternidade até sua casa. Visando garantir assistência às gestantes em situação de vulnerabilidade social e de renda, em Teresina as mamães contam com o programa “Mãe Teresinense”.

O benefício, ofertado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), após a fase de implantação, agora passa a contemplar as quatro zonas da capital.

Só entre os meses de janeiro a setembro deste ano 81 mamães receberam a assistência. “Sabemos que dar o melhor para as nossas crianças é também cuidar de Teresina. Elas são o nosso futuro. Esse programa fortalece o Plano Municipal da Primeira Infância. Queremos garantir para as nossas famílias o acesso a mais benefícios que melhorem as perspectivas de vida de cada um”, comenta Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

Uma das mães atendidas é Maria dos Anjos, de 32 anos. Ela declara que o serviço veio em um momento difícil pelo qual passava. “O programa ajuda muito as pessoas mais simples, que não possuem condições de pagar um transporte e voltar para casa com mais conforto. Segurança nesse momento do retorno para a casa é fundamental”, declara.

O Mãe Teresinense faz parte das políticas municipais de assistência social e é realizado em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), visando garantir uma maior atenção às gestantes, promovendo qualidade de vida e cidadania para mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social e renda.

"A expansão do serviço tem o intuito de chegar a todas as gestantes. A previsão é que consigamos, à medida que forem ampliando os atendimentos, também aperfeiçoar as ações do projeto. Já temos a articulação com todas as maternidades e vamos melhorar o serviço cada vez mais”, pontua Selene Lima, coordenadora do Mãe Teresinense.

Como ter acesso ao benefício?

Para utilizar o serviço a mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência, trabalho ou escola e realizar o teste de gravidez. Se a gestação for confirmada, imediatamente é iniciado o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Logo após, a mãe é encaminhada a procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para ser feito o cadastro no Mãe Teresinense (mediante os critérios de renda per capita ¼ do salário-mínimo e estar inserida no Cadastro Único) e ser inserida no Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e nas ações da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, por meio de grupos que trabalham os direitos e a potencialização das mulheres, fortalecendo sua cidadania.

No CRAS a gestante receberá um documento de concessão do serviço de Transporte do Mãe Teresinense para ser entregue no Setor de Serviço Social da maternidade no dia do parto. Após o parto, a gestante e o bebê são atendidos com o deslocamento da maternidade para sua residência.

 
Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais