Cidadeverde.com

Mulher vence eleição para cacique pela 1ª vez no MS

Imprimir

Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, uma mulher foi eleita cacique em uma aldeia urbana localizada em Campo Grande, capital do Estado.

A índia terena Enir da Silva Bezerra, 53, venceu a disputa em eleição realizada anteontem, com 134 dos 277 votos da aldeia. Participam da escolha maiores de 16 anos, que elegem o cacique por meio de cédula, em papel, que é depositada em urnas. Dois índios --outra mulher e um pastor evangélico-- também estavam na disputa.
 

Enir afirma que até hoje só conheceu duas mulheres caciques, ambas de Mato Grosso.

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), a eleição de mulheres caciques no país ainda é rara, mas há casos no Amazonas, na Paraíba e em Pernambuco. Não há levantamento sobre quantas mulheres no país ocupam o posto.

"Se fosse há dez anos, não venceria a eleição. A mulher, na cultura indígena, precisa cuidar da casa, dos filhos. Quem decidia os assuntos da comunidade eram os homens. Isso começa a mudar", disse, por celular, a cacique, que é mãe de oito filhos e que já foi coordenadora de assuntos indígenas da Prefeitura de Campo Grande.

A cacique é uma das fundadoras da aldeia urbana Marçal de Souza, onde mora. A aldeia, criada em 1995, possui 135 famílias indígenas, que moram em casas de alvenaria, dentro da cidade. Existem outras duas aldeias urbanas na capital.

Uma das metas de Enir como cacique, diz ela, será pressionar o poder público para a instalação de rede de esgoto, calçadas e centro comunitário na aldeia.

Eleições para cacique no país podem ser feitas por eleição, mas também ocorrem por indicação ou sucessão entre líderes de um mesmo mesmo clã.

Segundo o administrador da Funai da Paraíba, Petrônio Machado Cavalcanti Filho, que interinamente ocupa o posto em Mato Grosso do Sul, a eleição precisa ser referendada pelo conselho de lideranças indígenas do Estado.

O conselho é ocupado por 34 índios, só de aldeias rurais, que se reúne amanhã na sede da Funai na capital.

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: