Cidadeverde.com

IBGE sofre déficit de servidores e aguarda autorização para concurso público

Imprimir

O chefe da unidade do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, confirmou, em entrevista ao Jornal do Piauí, que o órgão está com déficit de servidores no Estado, colocando em risco o Censo Demográfico 2020, e a necessidade de urgente da realização de um concurso público para, pelo menos, 1. 800 vagas. 

"Hoje nós temos um déficit de servidores. A escassez de recursos humanos no IBGE chegou a um ponto mais preocupante. Nós já tivemos uma perda considerável de  servidores na última década e, atualmente, um terço dos servidores do IBGE já tem tempo e todos os requisitos para se aposentar. Então, nós temos essa preocupação porque o plano de trabalho precisa ser cumprido e nós estamos praticamente em fase avançada do planejamento do Censo Demográfico 2020", comentou Passos. 

Se tiver concurso as vagas serão destinadas por estados. "Nós temos hoje 12 agências espalhadas pelo estado. Quando autorizado, e eu espero que seja autorizado, já serão distribuídos por municípios. Então, o candidato já sabe para onde vai. 

Questionado sobre uma possível contratação temporária, Passos rebateu que é preciso fazer uma importante distinção. No último censo foram contratados cerca de 4 mil temporários, que prestaram os serviços por uns quatro meses.  No Brasil, a expectativa é que pelo menos 200 mil sejam contratos para trabalhar no Censo 2020.  

Passos defende a necessidade de servidores efetivos para orientar os temporários. "Os servidores efetivos estão envolvidos na operação censitária para garantir a qualidade do trabalho, necessária no treinamento, contratação das pessoas, a supervisão de atividades", ressaltou. 

"Essa seria uma recomposição mínima de acordo com a situação atual do país. Nós passamos muito tempo sem ingresso de servidores. Praticamente a década de 90 não entrou nenhum servidor. E, agente vem sofrendo hoje, porque vários servidores já se aposentaram e ficou uma lacuna de um período sem servidores".


Leonardo Passos em entrevista ao Jornal do Piauí (Fotos: Catarina Malheiros)


Orçamento e Distribuição de recursos 

Além da questão de pessoal, é importante frisar que o IBGE já vem questão junto ao Congresso Nacional para a recomposição do orçamento previsto para o Censo, que como um todo está previsto em R$ 3,4 bilhões.

"É um investimento que vai perdurar por no mínimo uma década porque os dados do Censo vão banalizar uma série de pesquisas feita pelo IBGE ao longo da próxima década, como acompanhar as metas do Plano Nacional de Educação e a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, distribuído com base na população apontada pelo IBGE".  

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais