Cidadeverde.com

Oncologistas do Piauí se unem no combate ao câncer, neste domingo

Imprimir

 

Acontece neste domingo, 25, a ação “Troque o Medo pela Esperança”, onde oncologistas se unem com objetivo de alertar a população sobre o enfrentamento ao medo do câncer, levando informações sobre a prevenção e o tratamento para a doença. O evento acontece das 08h às 12h, na Praça do 25º Batalhão de Caçadores.

A programação terá inicio com passeio ciclístico, com percurso de 14 km pela cidade de Teresina. O evento contará com a participação de uma equipe multiprofissional da Associação Piauiense de Combate ao Câncer, composta por médicos, enfermeiras, fonoaudiólogos e nutricionistas, estarão também orientando a população sobre o câncer e o que pode ser feito para diminuir o risco desta doença. 

Além disso, também serão realizadas ainda atividades culturais, com apresentações musicais e artísticas, exposição de vídeos informativos sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer, atividades voltadas para o público infantil, medição de pressão arterial e aulas de primeiros socorros.

De acordo com cirurgião oncológico, Pádua Filho, o câncer vai aumentar a medida que a população aumenta a longevidade. “Quanto mais o homem viver, mas ele vai ter câncer. A esperança é que os tratamentos hoje em dia são mais uteis, muito melhores, reduzem a mortalidade, aumentam longevidade e qualidade de vida, principalmente com o diagnóstico precoce e estilo de vida saudável”, afirma.

O médico acrescenta que pessoas que fumam, bebem e são obesas têm mais predisposição de ter a doença. “É preciso entender que menos fumo, menos álcool, mais atividade física, mais visitas regulares ao médico mais perdão e mais amor afastam a doença”.

Durante a ação “Troque o medo por esperança” também serão recebidas doações de brinquedos para as crianças do Lar de Maria, instituição que abriga crianças diagnosticadas com câncer. Além disso, a Fundação Maria Carvalho Santos estará recebendo doações de cabelos para mulheres com câncer.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais