Cidadeverde.com

Firmino rebate governador sobre morte de estudante: "é omissão do Estado"

Imprimir

Foto: Wilson Filho

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), reagiu duramente as declarações do governador Wellington Dias (PT) que questionou a responsabilidade da Prefeitura sobre a morte do estudante de medicina Antônio Rayron Soares de Holanda, que ocorreu no último domingo (25)

Ontem, o governador lamentou a morte do estudante e disse que a segurança nas paradas de ônibus - nos terminais fechados - é de responsabilidade da Prefeitura de Teresina. 

“Ao atribuir a responsabilidade pelo crime à Prefeitura, o governador falta com a verdade. Ele está sendo irresponsável diante da omissão e falta de ação do Estado. O governador sabe dos erros e obrigações da segurança pública. Jamais poderia ter dito algo nesse sentido. Ele não tem a coragem necessária para tomar atitudes que protejam a nossa população. Para ele é mais fácil tentar transferir responsabilidades que são suas do que agir em favor do interesse público”, desabafou Firmino Filho.

O prefeito garantiu que a insegurança está em todos os lugares e não apenas nas paradas de ônibus. 

“Basta vermos quantos assassinatos acontecem diariamente, em todos os locais da cidade. A Constituição Federal é muito clara em relação à competência da segurança pública. A Prefeitura não tem medido esforços para, dentro daquilo que é de sua competência, contribuir com a segurança, com a ampliação da iluminação, com a realização de políticas públicas de educação, esportes, lazer e cidadania e ainda com a atuação da Guarda Municipal, que mesmo não tendo atribuição de fazer segurança pública, atua em pontos estratégicos”, afirmou.

Na entrevista, o governador questiona o papel da Guarda Municipal e afirmou que o governo do Estado quer trabalhar de forma integrada com o município.

 “Não se admite que um governante finja não conhecer o que determina a Constituição e passe agir dissimuladamente diante de suas responsabilidades e do interesse da população”, questionou Firmino Filho.

Após a polêmica, o governador voltou a esclarecer que a responsabilidade das paradas de ônibus é da prefeitura de Teresina e nenhum momento atribui a morte do rapaz à gestão municipal. O governo ressalta ainda que pretende trabalhar integrado com a prefeitura para reduzir os índices de violência na capital. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais