Cidadeverde.com

Dicas para medir e controlar o tamanho das porções

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratuitas

Acredita-se que tamanhos de porção aumentados contribuam para o ganho de peso excessivo e indesejado. Pesquisas indicam que muitos fatores podem influenciar o quanto você come. As pessoas tendem a comer quase tudo o que elas colocam no prato. Portanto, o controle do tamanho das porções pode ajudar a evitar o excesso de comida.

O simples uso de pequenos pratos ou copos pode diminuir a quantidade de comida ou bebida que você consome, e aumentar a saciedade. Usar um prato como guia para o controle de porções pode ajudar a reduzir a ingestão total de alimentos. Você pode dividir seu prato em seções com base em diferentes grupos de alimentos.

Suas mãos podem ser um guia útil para o tamanho das porções. Diferentes grupos de alimentos correspondem a várias formas e partes de suas mãos. Por exemplo: uma porção do tamanho da palma da mão de alimentos ricos em proteína para as mulheres e duas porções para os homens. Porções de restaurante tendem a ser pelo menos duas vezes o tamanho de uma porção regular.

Evite comer demais, pedindo meia porção, pedindo uma entrada em vez de um prato principal e evitando restaurantes em estilo buffet. Beber um copo de água até 30 minutos antes de uma refeição pode resultar naturalmente na redução da ingestão de alimentos e maior sensação de plenitude.

Sentar-se para refeições sem outras distrações e comer devagar regulará o controle das porções e reduzirá sua probabilidade de comer em excesso. Comer comida de embalagens ou recipientes maiores incentiva o aumento da ingestão calórica. Tente dividir os lanches em porções individuais e servir as refeições da família em pratos para evitar excessos.

O uso de equipamentos de medição pode ajudar a aumentar a conscientização do tamanho das porções e avaliar corretamente a quantidade de comida ingerida normalmente. Anotar sua ingestão total de calorias pode aumentar a consciência do que você consome, o que pode motivá-lo a fazer escolhas mais saudáveis e reduzir suas chances de comer em excesso.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais