Cidadeverde.com

Polícia anuncia patrulhamento 24 horas nos terminais de ônibus após morte de estudante

Imprimir
  • reuniao_(1).jpg Graciane Sousa/Cidadeverde.com
  • reuniao_(2).jpg Graciane Sousa/Cidadeverde.com
  • reuniao_(3).jpg Graciane Sousa/Cidadeverde.com
  • reuniao_(4).jpg Graciane Sousa/Cidadeverde.com

Um acordo entre o governo do Estado e a Prefeitura de Teresina vai reforçar o policiamento nos terminais, estações e corredores de ônibus na capital. A decisão vem após a morte do estudante de Medicina - ocorrido no último domingo - na estação da avenida Miguel Rosa, zona Sul de Teresina.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública com representantes da Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil, Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina (Semcaspi), Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

O secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, informou que a partir desta quinta-feira (29), serão feitos patrulhamentos em viaturas e motocicletas, 24 horas por dia, além da realização de blitzen e a presença da Guarda Municipal de Teresina nos terminais de maior aglomeração. "Teremos acesso às faixas exclusivas dos ônibus e os patrulhamentos serão revezados entre PM e Guarda Municipal. Vamos fazer com que estes e as blitzen cheguem em todas as zonas", afirmou o secretário. 

O coronel ressaltou ainda que as estratégias de atuação nos pontos de ônibus que compõem os corredores exclusivos do transporte público de Teresina vêm sendo trabalhadas há 90 dias. 

"Com os projetos pilotos dos terminais da zona leste não tivemos ocorrências. Portanto, a intenção é prevenir ações infratoras e, no caso de acontecer, investigar e descobrir rapidamente os autores. Isso será possível com essa união de esforços, que é o caminho mais eficaz para solucionar o problema".

Atuação da Guarda Municipal

A Guarda Municipal vai participar do patrulhamento em rodízio com a Polícia Militar. Na reunião foi cogitado a possibilidade de colocar um guarda em cada terminal de ônibus, mas foi descartado. 

“Com a reunião, acertamos rondas e ações articuladas em forma de revezamento, entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, nos corredores de ônibus. Vamos, assim, garantir mais segurança à população, que frequenta os locais em busca do serviço de transporte público para se dirigir a sua residência ou trabalho”, afirmou o capitão Monteiro Silva, comandante da Guarda Municipal.

Na reunião foi discutida a atuação de cada órgão, direta ou indiretamente, em relação à segurança pública. “No que toca à Guarda Municipal, nos comprometemos com o revezamento. Além disso, estamos realizando um novo concurso para aumentar o efetivo, pois a Guarda Municipal tem fundamental importância na promoção da segurança em vários espaços, inclusive, considerando espaços de mobilidade urbana, como são os terminais em que ela atua”, detalha Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

 

Flash Yala Sena (Com informações do governo do estado e PMT)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais