Cidadeverde.com

Benefícios da vitamina niacinamida (B3) para o organismo humano

Imprimir

A niacinamida é uma das duas formas de vitamina B3 - sendo a outra o ácido nicotínico. A vitamina B3 também é conhecida como niacina. A niacinamida e o ácido nicotínico fornecem atividade de vitamina B3, mas diferem na estrutura química e em como afetam sua saúde.

Ela é um nutriente essencial que apóia muitos processos celulares, sendo encontrada principalmente em produtos de origem animal e é a forma preferida de vitamina B3 para tratar a pelagra, que é caracterizada pelos quatro D: diarreia, dermatite, demência e, se não tratada, morte (death).

A niacinamida pode beneficiar aqueles com certas condições de pele e reduzir o risco de melanoma em indivíduos de alto risco. Também pode ser útil para pessoas com doença renal crônica e, em menor grau, diabetes tipo 1.

Ela está amplamente disponível como um suplemento dietético e também é comumente incluída em muitos hidratantes faciais e produtos para tratamento de acne ou rosácea. Existe um baixo risco de efeitos colaterais com suplementos de nicotinamida. Mas, apesar de um perfil de segurança relativamente forte, é melhor consultar seu médico se você optar por suplementar com ela.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais