Cidadeverde.com

Clínica Dermatológica do HGV faz campanha de prevenção ao câncer de pele

Imprimir

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, neste sábado (1º), mais uma edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele em todo o Brasil. No Piauí, os atendimentos serão realizados na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no horário de 9h às 15h. 

Durante o evento, especialistas vão realizar atendimentos para orientação, avaliação e diagnóstico de possíveis casos da doença.  Para participar da ação, é preciso apresentar a Carteira de Identidade (RG) e o Cartão do SUS. Também é importante não esquecer do Código de Endereçamento Postal (CEP) do local onde mora. 

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa à população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras; e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. 

Casos no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). 

Os sinais precoces da doença surgem com o aparecimento na pele de nódulos, placas avermelhadas, escamação, pintas pretas ou acastanhadas que mudam de cor e textura, feridas que não cicatrizam e continuam a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões e/ou sangramento.

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar protetores solares, chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; bem como procurar locais de sombra e manter uma boa hidratação corporal.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais