Cidadeverde.com

Deputado quer mudar Constituição para acabar com reeleição na Alepi

Imprimir

O deputado estadual Fábio Novo (PT) vai apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para acabar com a reeleição do presidente da mesa-diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Tramita na Casa um projeto do deputado estadual João Mádison (MDB) que, segundo o petista, não é suficiente para garantir o fim da reeleição.

"Sou contrário ao projeto apresentado, pois ele muda o regimento interno (da Alepi). Eu estou propondo mudar a Constituição. Eu quero uma PEC e vou apresentar nos próximos dias. O regimento interno já foi mudado algumas vezes e ao sabor da vontade do presidente, lá na frente você pode mudar novamente. Quando você coloca na Constituição fica mais difícil.", disse o deputado em entrevista à TV Cidade Verde.

Fábio Novo defende ainda que o voto para escolher o presidente do Legislativo seja nominal, para evitar surpresas, como aconteceu com ele em 2014. Naquela disputa, também com Themístocles, Fábio Novo tinha garantido o apoio de 19 dos 30 deputados. Uma carta chegou a ser assinada por todos em um jantar, mas o pleito terminou com vitória de Themístocles graças a 5 votos a menos prometidos a Novo.

"Defendo o voto nominal, para evitar o que aconteceu comigo. Faltaram os votos. Pessoas disseram que iam votar e não votaram e isso é muito ruim. Só acho que deveremos colocar cada vez mais votos transparentes, de forma que as pessoas saibam como votou o seu parlamentar", defendeu.

O parlamentar petista disse ainda que até o final de janeiro muitas conversas vão acontecer. Ele revelou não ser contra Themístocles, mas sim a falta de opção. "É normal que quem já está deseje continuar e quem não está apresente nomes. Não sou contra o deputado Themístocles, sou contra é não termos outra opção. Defendo que a gente deve participar do processo", finalizou.

Foto: Catarina Malheiros

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais