Cidadeverde.com

Museu da Natureza será inaugurado dia 18 de dezembro

No próximo dia 18 de dezembro, o Parque Nacional da Serra da Capivara ganhará mais um atrativo de peso. Será inaugurado o magnífico Museu da Natureza. A área, que abriga a maior concentração de sítios pré-históricos do país, receberá um complexo cultural inédito no Piauí, propondo aos visitantes e entusiastas do meio ambiente e cultura uma grande imersão pela história natural da região, partindo desde o início da vida tal qual a conhecemos ao surgimento da nossa espécie e a influência do ser humano no clima, especialmente em um período de constantes mudanças climáticas.

Toda essa imersão do público no Museu da Natureza será feito junto às mais sofisticadas tecnologias interativas – alguns especialistas já o colocam no rol de “super museus”. O conceito por trás do projeto é bastante ousado: abranger, sob um ponto de vista cosmológico, todas as eras vividas por nossos ancestrais, focando naqueles que viveram na região, entre outras atrações.

O visitante poderá percorrer 12 salas que conterão ricas informações sobre o surgimento do universo, o nascimento do Sol e o Sistema Solar, do nosso planeta, além do desenvolvimento da vida, iniciado há 3,5 bilhões de anos, passando pelas eras triássicas, jurássicas e cretáceas, até os animais da megafauna.

Grande parte das descobertas da equipe de Niéde Guidon durante 40 anos de pesquisas multidisciplinares na região do Parque Nacional da Serra da Capivara serão destaques com fósseis em vitrines, fotos e vídeos. Ao final da excursão, os visitantes ainda terão uma surpresa especial, com a exibição de um filme que acompanha uma jornada de toda a existência da Terra, narrado por Maria Bethânia, que levanta a reflexão sobre nossa própria participação na manutenção da vida do nosso planeta. Na saída do museu, uma réplica de uma preguiça-gigante vai deixar todos os visitantes impressionados com a megafauna que habitou esse pedaço do Piauí milênios atrás.

Fonte: portalsrn 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais