Cidadeverde.com

Hemopi alcança mais de mil doações na semana de mutirão no Estado

Imprimir

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) começa a preparar estratégias para que não faltem bolsas de sangue em seu estoque. A boa notícia é que a Semana Nacional do Doador Voluntário, que ocorreu entre os dias 24 e 29 de novembro, conseguiu bater todos os recordes, alcançando mais de mil doações.

Os números, segundo a coordenadora de Educação e Saúde do Hemopi, Veronésia Rosal, representam uma vantagem, já que possibilitaram que as 17 agências transfusionais em todo o Estado fossem abastecidas de bolsas de sangue. No entanto, a coordenadora afirma que é preciso garantir as bolsas para o fim de ano na capital, já que o interior já está abastecido.
 

Por isso, esta semana foi realizada uma coleta externa no município de Valença, onde 169 bolsas de sangue e medula óssea foram colhidas. Nesta quinta-feira (4) é a vez da cidade de Esperantina receber os técnicos do Hemopi para fazerem a coleta de sangue. “Esta semana intensificaremos a campanha de fim de ano. Estamos distribuindo camisetas da Semana do Doador para manter o estoque regular, porque sabemos que em janeiro as doações sempre caem e nossa retroalimentação precisa ser verificada diariamente”, lembra.

A coordenadora lembra que sangue não se estoca em grande quantidade, porque é material perecível. Por isso a importância do retorno dos doadores no período adequado ao Hemopi (homens a cada três meses e mulheres a cada quatro meses). “Esta é a única instituição que abastece todos os hospitais e clínicas públicas e privados do Estado. A responsabilidade é muito grande de manter o estoque”, admite.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: