Cidadeverde.com

TCE vai extinguir prestação de contas em papel em 5 anos

Imprimir

O Tribunal de Contas do Estado(TCE) vai acabar com a utilização de papel para a declaração de gastos dos municípios. A previsão é que a prestação de contas passe a ser completamente informatizada num prazo de cinco anos.

Nesta quinta-feira(04), prefeitos eleitos, secretários e controladores municipais participaram de um encontro na sede do tribunal em Teresina, para o lançamento de três programas de informática que darão agilidade ao processo de declaração. Eles foram adquiridos em parceria com o TCE da Paraíba.
 
Fotos: Conceição Santos/ Cidadeverde.com

Gestores participaram de treinamento na sede do TCE

Os softwares, chamados Sagref, Obras Web e Licitações Web, serão os “olhos” do tribunal dentro dos municípios, já que as ações serão acompanhadas mesmo à distância. O TCE poderá fiscalizar as obras através de um satélite e suspender processos de licitatórios irregulares.

“Com a informatização haverá uma redução de custos para as prefeituras, que passam a transmitir dados informatizados, e para o TCE, que vai examinar não manualmente, mas com os sistemas chamados extrator e auditor. Daqui a cinco anos, a prestação via papel será extinta”, informou o conselheiro Delano Câmara.
 

O conselheiro substituto do TCE, Delano Câmara

O treinamento aos prefeitos visa a eficiência e redução de custos para a administração pública. “Nosso papel é advertir e conscientizar os gestores sobre a grande vigilância que existe da sociedade juntamente com o TCE. Haverá uma grande redução de custos porque hoje as prefeituras enviam processos em papel e eles precisam ficar arquivados durante certo tempo”, disse o controlador.
 
O prefeito eleito de União, José Barros(PT), elogiou o sistema implantado pelo TCE e disse que o treinamento deixou os gestores mais preparados para a utilização dos recursos públicos. “O gestor que participa sai com a cabeça diferente. Muitas vezes não sabemos como proceder na prestação de contas, mas aqui temos a oportunidade de esclarecer e tirar as dúvidas no que diz respeito a administração. Ficamos mais conscientes e preparados para gerir os recursos”, concluiu.


Flash de Conceição Santos (direto do TCE)
Záira Amorim (Da redação)
[email protected]


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: