Cidadeverde.com

Grupo de teatro da UESPI estreia peça O Santo Inquérito

Imprimir

 Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

O grupo de Teatro da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) apresenta entre os dias 10 e 14 de dezembro, sempre às 18h, no laboratório de artes do campus Poeta Torquato Neto, a peça Santo Inquérito. O novo espetáculo da companhia estreia com a famosa peça escrita por Dias Gomes.

Com uma serie de mal entendidos, a peça mostra que a linguagem ao invés de unir, pode ser uma grande fonte de desentendimentos e destruição. Ao salvar um padre de afogamento (através de uma respiração boca-a-boca), a personagem Branca Dias muda completamente a sua vida. Após ser salvo, o sacerdote conversa com a moça, e questiona sobre os posicionamentos da personagem. O padre afirma que ela precisa ser salva e por não poder viver esse “amor proibido”, lhe denuncia ao Santo Inquérito. Desde então, Branca e seus familiares sofrem uma serie de represálias. Os acontecimentos e a decepção da protagonista, formam uma combinação que culmina num desfecho forte e impactante.

Segundo o diretor do espetáculo, Moisés Chaves, a peça tem por objetivo levantar a discussão sobre a violência contra a mulher, visto que, todos os dias no Brasil, muitas são vítimas de feminicídio. “Por que mulheres são mortas pelo simples fato de serem mulheres? Isso não é uma causa só delas.”, explica.

Escrita numa época de violenta repressão, nos contextos sócio-político, econômico e cultural, da sociedade brasileira. Essa é uma história que descreve o modelo de opressão imposto e legitimado pelos militares com o apoio das elites, da igreja e do capital estrangeiro, no intuito de consolidar a hegemonia de seu modelo de sociedade ideal.

Os ingressos podem ser adquiridos presencialmente na PREX (Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários) do campus, a partir da primeira semana de dezembro. No primeiro dia, o evento é destinado a convidados. Posteriormente, a toda comunidade, no valor de R$ 10,00 reais.

Dias Gomes
Alfredo de Freitas Dias Gomes, nasceu em Salvador, no dia 19 de outubro de 1922. Foi um dos mais prestigiados dramaturgos do pais. Ele é o autor de varias telenovelas brasileiras do século XX, abrangendo sucessos como: O Espigão, Saramandaia e as séries Carga Pesada e Decadência. Além disso, escreveu peças de grande renome mundial, incluindo Santo Inquérito. Faleceu em 18 de maio de 1999, na cidade de São Paulo, em decorrência de um acidente automobilístico, deixando um legado tão extenso quanto precioso para o campo das Letras no Brasil.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: uespipeca