Cidadeverde.com

Piauí é campeão nacional em mortes de motociclistas

Imprimir

O Piauí tem um dado lamentável a divulgar. O Estado lidera o ranking de mortes provocadas pelo uso de motocicleta no país. Em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 1990 e 2006, o número de óbitos no Brasil passou de 292 para 6.734 mortes, o que corresponde a um crescimento de mais de 2.000%. No Piauí, foram registradas 238 ocorrências com vítimas fatais em 2006.

 

De acordo com dados do Detran-PI, a cada mês 2000 novos veículos são emplacados no Estado. Destes, 50% são motocicletas. O comandante de policiamento do Detran, major Raimundo Rodrigues, atribui o alto índice de mortes a dois fatores básicos: o crescimento da frota e a imprudência por parte dos condutores.

“Os motoristas não respeitam as normas de trânsito. A cidade de Teresina, por exemplo, teve um crescimento populacional e tem hoje cerca de 800 mil habitantes. A quantidade de veículos também cresceu muito. Os motociclistas tem um importante instrumento para evitar os acidentes, mas não o utilizam. O capacete muitas vezes é usado no braço e não na cabeça”, disse o major.

Ele afirma que o órgão é vigilante quanto à fiscalização, mas os motociclistas devem estar atentos às normas para não serem penalizados com multas e até com a própria vida. “Quem deixa de usar o capacete paga multa de R$ 191 e tem a carteira retida de um a 12 meses. Isso quando não acontecem danos maiores, como as mortes”, concluiu.


Záira Amorim
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: