Cidadeverde.com

Estimulação elétrica pode melhorar o humor na depressão

Imprimir


Imagem: Pixabay

Novas pesquisas mostram que a estimulação cerebral profunda pode combater a depressão resistente ao tratamento. Estimular uma área do cérebro chamada córtex orbitofrontal levou a melhorias "significativas" no humor para pessoas com depressão moderada a grave.

Uma proporção significativa de pessoas que vivem com depressão não obteve nenhum alívio dos tratamentos existentes. Na verdade, até 30% dos afetados pela depressão têm uma forma intratável da doença.

O estudo revelou que, embora a estimulação da maioria das áreas do cérebro não tenha afetado o humor dos participantes, 3 minutos de estimulação do córtex orbitofrontal lateral levaram a melhorias significativas.

Os resultados bem sucedidos foram vistos apenas entre aqueles com depressão moderada a grave. Não houve efeito em pessoas com sintomas leves de depressão. Os pesquisadores observam, no entanto, que mais estudos serão necessários antes que possam concluir que a estimulação do córtex orbitofrontal melhora o humor em longo prazo.

Referência

Rao, V. R. ET al. Direct Electrical Stimulation of Lateral Orbitofrontal Cortex Acutely Improves Mood in Individuals with Symptoms of Depression, Current Biology, November, 2018.
 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais