Cidadeverde.com

Aposentadoria vai sair em 3min, diz ministro

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
 
Durante evento com gestores do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS - no Piauí, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, confirmou que a partir de janeiro de 2009, o tempo para se expedir o registro de uma aposentadoria vai cair de 30 dias para 3 minutos, graças a um novo sistema implementado pelo Governo Federal. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (5) no auditório do INSS, em Teresina.
 
José Pimentel, que é piauiense de Sussuapara, explicou que a Previdência elaborou um banco de dados com base na Lei de Cadastro Nacional, ainda a ser sancionada pelo presidente Lula. Inicialmente, os trabalhadores urbanos que já estão se aposentando por idade e foram cadastrados serão beneficiados com o novo sistema. Ao passo em que todos os demais forem cadastrados, como afirmou o ministro, a tendência é que seja aposentado o "saco de papel".
 
 
Outra novidade é que um acordo entre o presidente Lula e as centrais sindicais fará com que os benefícios tenham seu pagamento antecipado em um mês a cada ano. Em 2009, o aposentado e pensionista já receberá a partir de fevereiro. Em 2010, o pagamento já começa em janeiro. "Com esse acordo, a Previdência poderá pagar 100% da inflação a partir desta data para aposentados e pensionistas, e o salário mínimo terá um ganho real", explicou Pimentel.
 
Em Teresina, o ministro prestou homenagem à  Luzia Correia Lima, 60 anos, que representa a beneficiada de número 26.000.000 da Previdência Social no Brasil.
 
 
Mais novidades
No mesmo encontro, José Pimentel lembrou que já foi aprovada lei no Congresso Nacional para o micro-empreendedor individual, como feirantes, pedreiros, costuteiras e manicures. Eles terão imposto zero e poderão contribuir com R$ 1 a título de INSS. A lei vai beneficiar cerca de 10 milhões de homens e mulheres.
 
O concurso para a Previdência continua com inscrições abertas até este mês. Serão 900 vagas para Assistente Social. Em 2009, o ministro também promete ampliar o números de postos do INSS.
 
Yala Sena (flash do auditório do INSS)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: