Cidadeverde.com

Sílvio quer barrar na Justiça a vinda de pacientes do interior

Imprimir
O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, vai acionar judicialmente os prefeitos e secretários de saúde do interior do Estado que encaminharem pacientes para a capital. Ele anunciou sua decisão em reunião nesta semana com a diretoria do Hospital de Urgência de Teresina - HUT -, entidades de classe, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando, e o secretário estadual da área, Assis Carvalho. Sílvio classificou o inchaço no HUT como "insuportável".
 
 
Sílvio afirmou ao Cidadeverde.com que inicialmente tomará medidas administrativas, como levantar o número de pacientes que chega do interior e identificar o motivo de sua vinda ao HUT. Depois, ele pretende levar as informações oficialmente aos prefeitos, Secretária de Saúde, ao governador Wellington Dias e ao Ministério da Saúde. "Depois de tudo isso, se não resolver, eu entro com ação judicial contra os gestores. A situação é insuportável", afirmou o prefeito.
 
Segundo Sílvio Mendes, 56% da verba destinada no HUT é usada para atender pacientes do interior, fato que ele classificou como "absurdo". " Vamos tentar resolver administrativamente, mas se não encontrar uma saída, aciono judicialmente. A prefeitura toda está gastando 20% do seu orçamento com Saúde", acrescentou o prefeito, que se queixa da crescente migração de pacientes do interior para Teresina.
 
O HUT, segundo Sílvio, vai atingir em 2009 a marca de 8 mil servidores, contra 7 mil de toda a Fundação Municipal de Saúde. As despesas com o pessoal do Pronto Socorro sairiam em mais da metade que a mesma com servidores da FMS, R$ 13 milhões.
 
Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: