Cidadeverde.com
Política

Rodrigo Maia pede apoio para reeleição e promete ajudar Piauí na Câmara Federal

Imprimir
  • visita_rodrigo_maia_.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-6.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-7.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-8.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-9.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-10.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-11.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-12.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-13.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-14.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-15.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-16.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-17.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-18.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-19.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-20.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • visita_rodrigo_maia_-21.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 12h20

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ), participa nesta terça-feira (8) de reunião com o governador Wellington Dias (PT) e a bancada federal do Estado. Rodrigo é candidato à reeleição e vem ao estado pedir apoio do PT e dos deputados piauienses. O encontro acontece no escritório da residência oficial do governador. 

Maia tem percorrido os estados do país em busca do apoio das bancadas. Ele já conta com o apoio de parlamentares de legendas como o DEM, PSD, PSDB e PSL.

Estão presentes no encontro os deputados federais Marcos Aurélio (MDB), Rejane Dias (PT), Fábio Abreu (PR), Assis Carvalho (PT), Júlio César (PSD), Átila  Lira (PSB) e Flávio Nogueira (PDT). As deputadas Iracema Portela (PP) e Marina Santos (PTC) não compareceram ao encontro.

No Piauí, Rodrigo Maia pediu o apoio dos deputados federais para a reeleição na Casa. 

Ao lado do governador Wellington Dias, ele se comprometeu e defendeu a pactuação das pautas de interesse do estado.

"A Câmara dos deputados é a representação do povo. A eleição de presidente não é de Governo contra oposição ou de direita e esquerda. É  um parlamentar que tem a honrar de coordenador dos trabalhos da Casa e de representar os interesses do povo brasileiro. O Piauí tem participado desse debate comigo nesse dois anos e seis meses.  Discutimos com o governador Wellington e com todos os governadores as pautas de interesse do Brasil. Se a decisão for que eu continue na presidência vamos pactuar essas agendas de interesse do Brasil, entre o governo Federal, os Estados, e os municípios. Pactuado as agendas conseguimos superar esse momento de dificuldades que passa por pontos como a Previdência e a segurança", disse Rodrigo Maia.

O presidente da Câmara Federal defendeu interesse do Piauí como um plano nacional de segurança.

"Quanto a segurança pública temos condições, independente do partido de cada um, ter uma relação com a federação, uma relação de diálogo para ser instrumento de articulação dessa parte da federação com o governo Federal. O estado quer pautas que saiam da questão ideológica e tenham interesse do país. É preciso ter capacidade de investir", disse.

Reforma da Previdência

Sobre a Previdência, Rodrigo diz que a votação não pode ser fatiada.

"É um tema que é  difícil. É  preciso votar de uma vez só, explicando para a sociedade é mais fácil do que fatiar", disse.
Na reunião, ele elogiou a bancada do Piauí

"Estou satisfeito com as reuniões. Sempre discutimos os pontos de interesse do país. No momento adequado vamos discutir a à presidência da Câmara", disse.

Rodrigo diz que vai buscar o apoio de todos os lados e lembra que a Câmara e plural.

"A representação da sociedade é o parlamento. O PSL elegeu mais de 50 deputados federais. Não podemos suprimir os 52 deputados do PSL e nem os 57 do PT. Precisamos entender que a Câmara é plural e devemos ouvir a todos", disse.

O governador Wellington Dias se mostrou receptivo as palavras de Rodrigo. Ele lembrou que sempre que os governadores nordestinos precisaram foram atendidos por Rodrigo na Câmara Federal.

" Quero destacar que durante esse período em que ele está à frente da Câmara Federal tanto as pautas de interesse específicos do Piauí, de interesse do Fórum dos governadores do Nordeste, sejam governadores Brasil, sempre o Rodrigo Maia esteve de portas abertas.  Sempre deu agilidade em votações e abriu o diálogo quando necessário. Foi uma alegria muito grande participar junto com a bancada do Piauí", disse.

Sobre a possibilidade do PT votar em Rodrigo Maia, o governador disse que passa pelo diálogo com a bancada.

"É preciso diálogo.  Sempre com maturidade para resolver os problemas do Brasil. Pelo diálogo vai se chegar ao entendimento", destacou.

Bárbara Marreiros / Ascom senador Ciro

Ciro recebe Rodrigo Maia em residência

Após reunião com o governador e a bancada federal, Rodrigo Maia se reuniu com o senador Ciro Nogueira (Progressistas) em sua residência, na zona Leste de Teresina.

Maia esteve na casa do senador acompanhado dos deputados federais da bancada do Piauí Átila Lira, Júlio César e Margarete Coelho, entre outros membros da comitiva do presidente.

Flash Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com

Imprimir