Cidadeverde.com

Criança morre de calazar; No PI são registrados 400 casos/ano

Imprimir

Uma criança de dois anos de idade foi vítima de calazar no interior do Piauí. Eduardo Bruno, da cidade de Elesbão Veloso, faleceu ontem(8) na UTI do Hospital de Urgência de Teresina(HUT) devido a complicações da doença. De acordo com o diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, Carlos Henrique Nery Costa, a vítima foi tratada com medicação forte, mas não conseguiu resistir já que a doença já estava em grau avançado.

De acordo com o médico, no hospital são registrados em média de 300 a 400 casos da doença por ano. Destes pacientes infectados, quase 10% vem a óbito. “Apesar de ter cura, cerca de 10% dos pacientes morrem, mesmo que tenham acompanhamento”, informou.
 

O diretor do Instituto Natan Portela, Carlos Henrique Nery Costa

O calazar é transmitido através da picada de um mosquito do gênero Phlebotomo. Ele pica uma pessoa doente ou um cachorro infectado e repassa a doença. Segundo o médico Carlos Nery, as maiores vítimas são crianças e pacientes portadores de HIV.

No Brasil ainda não existe vacina contra a doença em humanos. “Há uma grande preocupação dos pesquisadores brasileiros para o desenvolvimento dessa vacina, que é única forma de combater o calazar. Infelizmente não há uma forma mais eficaz de impedir que a doença atinja os humanos”, concluiu o diretor.

 
Záira Amorim
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: