Cidadeverde.com

Força tarefa denuncia cúpula da Associação dos Prefeitos

Imprimir
Membros da Força Tarefa de Combate à Corrupção entregaram, nesta terça-feira (9), à Procuradoria Geral de Justiça um documento que denuncia pelo menos sete prefeitos da diretoria da APPM (Associação Piauiense de Prefeitos Municipais) por não prestarem contas em suas gestões nos municípios.
 

Entre os inadimplentes, está o próprio presidente da APPM, Raimundo Marreiros (prefeito de Pimenteiras), que não prestou contas de fevereiro a setembro deste ano, totalizando um débito de cerca de R$ 4,3 milhões, segundo a Força Tarefa.

De acordo com o presidente da Força-tarefa, advogado Arimatéia Dantas, dos 224 municípios do Piauí, pelo menos 123 estão com as prestações de contas atrasadas.

“Existem dívidas desde 1996. Guaribas que é para ser um exemplo nacional, tem contas de 2003, 2004 e 2008 não prestadas que correspondem à mais de R$ 2 milhões. Os gestores não apresentaram como utilizaram as verbas do Fundeb, Fudesf, do Fundo de Participação e outros programas de repasse de recursos”, disse Arimatéia.

O advogado denuncia ainda que o Ministério Público é o responsável “por deixar chegar a esse ponto, já que não toma nenhuma atitude e os prefeitos passam e muitos deles são reeleitos”.

Arimatéia Dantas disse que vai fazer um estudo de cidadania ativa para entregar ao Conselho Nacional do Ministério Público. “A população está cansada de fazer denúncias e nada acontecer. Os membros do Ministério Público são os bem pagos pelo dinheiro dos contribuintes para não fazer nada, principalmente nas comarcas do interior”, enfatizou o advogado.
 
Comparação: “Desvios de verbas é uma catástrofe pior que a de Santa Catarina”

A comparação foi feita pelo advogado Arimatéia Dantas que explicou que toda comoção e ajuda que a população de Santa Catarina está recebendo "é pequena perto dos milhões e milhões que deixam de ser investidos em saúde, educação e assistência social pelos gestores municipais do Estado do Piauí".

Vejas algumas cidades com contas atrasadas:
 

Lista das Prefeituras

Pimenteiras
Wall Ferraz
João Costa
São João da serra
Paes Landim
Landri Sales
Socorro do Piauí
Alto Longá
Guaribas
São Miguel do Tapuio
Cocal
Cristino Castro
Arraial
Currais
Gilbués
Paulistana
José de Freitas
Pedro II
Picos, entre outras.
 
 
Flash de Caroline Oliveira
Redação de Conceição Santos
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: