Cidadeverde.com

Juiz afasta prefeito por rombo milionário no PI

Imprimir
O Ministério Público Federal(MPF) conseguiu na Justiça Federal o afastamento do prefeito de Cocal, José Maria da Silva Monção, acusado de desviar mais de R$ 2 milhões do Fundeb, no período de agosto de 2006 a agosto de 2008. O juiz federal titular da 2ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, Márcio Braga Magalhães, acolheu o pedido do procurador da República Wellington Bonfim e concedeu liminar determinando, entre outras medidas, o bloqueio da conta do Fundeb, das contas do atual prefeito e a indisponibilidade dos imóveis e veículos de sua propriedade.

O MPF pediu o afastamento imediato do prefeito para evitar a destruição de provas e documentos, bem como a possibilidade de coação de testemunhas dos atos de improbidade praticados pelo atual prefeito. Ele constrangiam professores a assinarem recibos dando conta do pagamento de abonos que nunca receberam.
 
De acordo com o procedimento administrativo instaurado na Procuradoria da República no Piauí , José Maria Monção fazia o desvio de recursos desde o ano de 2004. Conforme foi apurado, o prefeito realizava saques de valores em espécie das contas destinadas à movimentação dos recursos da Educação. Esses recursos eram incorporados ao seu patrimônio, ou desviados em proveito de terceiros.
      
O MPF requereu, também, que seja determinado ao município de Cocal que se abstenha de sacar recursos em espécie da conta do Fundeb, como forma de evitar que os futuros gestores incorram nas mesmas irregularidades praticadas pelo atual prefeito.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: