Cidadeverde.com

Prefeitura suspende coleta de resíduos extradomiciliares em março

Imprimir

A coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos extradomiciliares produzidos em estabelecimentos de Teresina e que não se equiparam a materiais produzidos em âmbito doméstico, não serão mais executados pela Prefeitura de Teresina a partir do dia 1º de março.

De acordo com Vicente Moreira, secretario executivo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), explica que a Prefeitura de Teresina é responsável pela coleta de resíduos domiciliares e de conservação urbana, e daqueles que sejam similares aos produzidos em domicílio e que de quantidade menor a 60 Kg. 

“Seguindo a lei federal, qualquer outro tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador. Construção civil, resíduos de saúde, penas e vísceras, de restaurantes. A Prefeitura, auxiliando a população em melhor gerenciar seus resíduos, permitiu que aqueles resíduos que não tivessem potencial de infecção ou perigo, mesmo não sendo responsabilidade do município, fossem coletados mediante pagamento de taxa, determinada por lei. Isso porque durante muito tempo não existiam empresas privadas que pudessem realizar esse tipo de coleta, então foi uma iniciativa da Prefeitura em prestar esse serviço e garantir uma destinação correta dos resíduos”, pontua Vicente Moreira.

Foto: Pixabay 

O gestor ainda esclarece que os duzentos estabelecimentos que contavam com este serviço de coleta da Prefeitura foram comunicados com antecedência para que possam ter tempo hábil de contratar os serviços de outras empresas.

“Hoje, Teresina já se encontra em uma realidade mais avançada e conta com a atuação de empresas privadas que exercem os mesmos serviços de coleta dos resíduos que não são domiciliares. Além de já possuirmos empresas que fazem essa coleta de resíduos extradomiciliares em estabelecimentos, que estava sendo executado momentaneamente pela Prefeitura, estava ocorrendo a segregação incorreta de resíduos, por parte de alguns estabelecimento, comprometendo o sistema de gerenciamento de resíduos do município. Reforçamos que a coleta dos domicílios e condomínios continuarão sendo realizados pela Prefeitura normalmente”, completou Vicente Moreira.

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais