Cidadeverde.com

Associação veta projeto que cria Batalhão dos Bombeiros

Imprimir
Um projeto de Lei encaminhado à Assembléia Legislativa, pelo comando do Corpo de Bombeiros do Piauí, foi retirado de pauta pelos deputados João de Deus (PT) e João Madson (PMDB), após intervenção do presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Piauí (Abmepi), Sargento Flaubert Rocha. O projeto solicitava a criação de um Batalhão de Socorro Florestal e Meio Ambiente, mas segundo a Abmepi, era inconstitucional. 
 

Deputado João Madson observa os argumentos dos representantes da Abmepi

De acordo com Flaubert Rocha, o projeto foi feito no gabinete do comando geral sem consulta a tropa e à entidade representativa dos Bombeiros (Abmepi). "A lei foi feita às escuras e com motivação pessoal. Não há uma justificativa plausível para a criação deste Batalhão", destacou o sargento.

Para a Associação, esta Lei iria causar muitos transtornos a todo o efetivo de 300 bombeiros militares, em todo o Estado. "Para compor um Batalhão, precisaríamos de no mínimo, o dobro do efetivo atual que temos em todo o Piauí. Precisamos primeiro, pelo menos, lutar para aumentar nossa tropa, que está totalmente defasada. Para atender as necessidades mínimas, precisamos hoje de 1.200 militares e só temos um quarto disso. Imagine para compor outro batalhão?!", questionou Flaubert Rocha.

Os anseios da Associação foram ouvidas pelos deputados João de Deus e João Mádson que entenderam as conseqüências negativas do projeto e deixaram para ser analisado em março, após o recesso da Assembléia Legislativa. "Os deputados ficaram estarrecidos com a maneira imposta e a falta de sustentabilidade de tal proposta de Lei, inclusive, foram palavras do próprio Dep Jõao de Deus que nem a própria Secretária de Governo, Regina Sousa, tinha conhecimento de tal proposta de lei estava para ser tramitada", acrescentou presidente da Abmepi.

O projeto de Lei foi enviado no dia 03 de dezembro, através da mensagem n° 70 do Gabinete de Governo (Palácio de Karnak) de nº 45, que cria na estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros um Batalhão de Socorro Florestal e meio Ambiente. Representantes da Abmepi estiveram ontem(09) na Assembléia para repudiar o projeto e fundamentar a inconstitucionalidade da Lei.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: