Cidadeverde.com

Novos prefeitos podem perder verbas por causa de antecessores

Imprimir

Durante o Encontro de Prefeitos Eleitos – Gestão 2009-2012 - que acontece na APPM, desde ontem(09), um dos temas que será debatido nesta quarta-feira, são as finanças dos municípios. Os novos prefeitos devem estar preparados para não perderem recursos e ainda serem alvos de improbidade administrativa, por causa de irregularidades dos antigos gestores. A preocupação é maior naqueles municípios onde não está havendo equipes de transição e os eleitos são de oposição.

Contador Joaquim Bezerra
Segundo o auditor contábil, Joaquim Bezerra, uma das saídas é a auditoria governamental, que serve para dar ao gestor eleito conhecimento da realidade das contas do município, avaliando os atos de gestão, como: nomeações, criações de cargos, concursos realizados, etc. Isso evita incorrer de qualquer risco de dar continuidade a atos irregulares e cometer improbidade administrativa.

"Essa preocupação está presente em muitos municípios do nosso Estado, principalmente naqueles que os prefeitos faziam parte da oposição e não estão tendo acesso à adminitração atual", explicou o auditor.

 A auditoria no município pode ajudar na preparação do plano plurianual, dar condições na reforma administrativa e ainda livrar os gestores de prestação de contas irregulares.

“É de extrema necessidade, principalmente para os prefeitos eleitos que irão assumir, sem que tenham sido reeleitos, o conhecimento aprofundado de toda a situação orçamentária, financeira e patrimonial”, destacou Joaquim Bezerra.

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: