Cidadeverde.com

Inscrições para concurso de Rei e Rainha da 3ª Idade do Carnaval estão abertas

Imprimir

 Foto: Divulgação/ Sempaspi

As pré-seletivas para escolha do Rei e Rainha da Terceira Idade e da Pessoa com Deficiência estão abertas. O evento é realizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) em parceria com a Fundação Monsenhor Chaves e oferece premiação de R$5.000 aos ganhadores dentro da categoria de ampla concorrência e R$3.500 aos ganhadores das categorias de pessoa idosa, com deficiência e trans. Os interessados podem levar a documentação requisitada até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo até essa sexta-feira (25).

Para participar, o candidato tem que apresentar documentação que consiste em cópias da Cédula de Identidade e CPF, do comprovante de endereço, número de celular ativo, numero do PIS/PASEP ou NIT (caso tenha), número de conta bancária e foto promocional do candidato. O material deve ser levado ao CRAS indicado pela Gerência de Proteção Social Básica (GPSB), que pode ser contatada por meio do telefone 3215-7593. Não é permitida a participação de vencedores de anos anteriores.

Aos inscritos na categoria de pessoa idosa é exigida a idade mínima de 60 anos. As pré-seleções acontecem do dia 28 de janeiro, no pátio da Semcaspi, onde 10 casais serão selecionados para a final, que ocorre dia 1 de fevereiro no Iate Club.

Os interessados em concorrer na categoria de pessoa com deficiência também podem se dirigir a um CRAS ou ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). A pré-seleção ocorre em conjunto à categoria da terceira idade, dia 28, no pátio da Semcaspi. 10 casais serão selecionados para a final que acontece no Teresina Shopping dia 29 de fevereiro.

Já para as possíveis concorrentes ao título de Rainha Trans se pede que tenham a partir de 18 (dezoito) anos, que sejam travestis e transexuais com identidade de gênero feminina, vivenciada diariamente e concluam sua inscrição na sala do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT, situada na Rua Coelho Rodrigues, 954, Centro, Edifício CENAJUS, 3ª Andar. A pré-seleção ocorre dia 28 de janeiro no Conselho LGBT, onde 10 candidatas são escolhidas para concorrer a final, dia 31 do mesmo mês no Iate Club.

“O carnaval é um momento festivo, uma data tradicional no nosso calendário. Particularmente, em Teresina, temos a especificidade do acolhimento do carnaval da terceira idade, da pessoa com deficiência e da rainha trans. Entendemos que na medida em que trazemos esse público ao evento, também damos mais autoestima para eles, fazendo um momento festivo, mas também cultural”, declara Samuel Silveira, secretário da (Semcaspi).

A ficha de inscrição pode ser acessada no site da Prefeitura Municipal de Teresina. Também estão disponíveis nos editais com os demais detalhes sobre cada etapa da competição e premiação final.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais