Cidadeverde.com

Mutirão retira toneladas de lixo e entulho no litoral do Piauí

Imprimir
Um trabalho coletivo de limpeza, da Secretaria de Turismo do Piauí, Emgerpi, Semar, Secretaria de Saúde, prefeituras do litoral e a comunidade, está sendo realizado no litoral do Piauí. Desde novembro, cerca de 500 pessoas estão envolvidas no trabalho de limpeza e outras 100 estão cuidando da conscientização da população e dos turistas.
 

De acordo com a diretora da Setur, Liége Moura, o trabalho realizado não é apenas de limpeza, está sendo executado um plano de educação ambiental. “O plano tem vários focos: começamos identificando os focos de lixo, a retirada deles e agora estamos formando multiplicadores através da conscientização da comunidade. Realizamos reuniões com barraqueiros, moradores, comerciantes em geral de Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba, como forma de mostrarmos que lixo e turismo não combinam”, disse a diretora.

Liége Moura disse ainda que está visitando os prefeitos dos quatro municípios e solicitando um planejamento e reforço da coleta de lixo nesse período de fim de ano. “Seguimos hoje para o litoral do Piauí e vamos vistoriar os locais que já foram limpos e conversar com os gestores para que o setor de limpeza pública seja priorizado. Outra estratégia é a visitação de casa em casa que vamos iniciar no período de veraneio, com entrega de material educativo para os turistas que estarão no litoral”, disse.

Já foram realizados mutirões de limpeza nas praias do Coqueiro, Barra Grande, Peito de Moça, Macapá e Atalaia. De acordo com uma das coordenadoras do mutirão, professora Claudete Dias, já foram realizados mais de 10 mutirões e retiradas 71 toneladas de lixo em Luís Correia e 30 toneladas em Parnaíba.

O trabalho de limpeza nos municípios do litoral do Piauí continua durante o final de dezembro e prossegue em janeiro.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: