Cidadeverde.com

Defesa Civil alerta que semiárido pode sofrer "colapso" por causa da seca

Imprimir

O secretário de Defesa Civil do Estado, Raimundo Coelho, afirmou nesta terça-feira (29) que municípios do semiárido do Piauí podem sofrer um novo “colapso” por falta de abastecimento de água. O alerta se deve aos 65 municípios que sofrem com a seca e estiagem e estão com a média de chuvas bem menor do que o esperado no período chuvoso. Pelo levantamento, os reservatórios já estão com baixa quantidade de água. De acordo com Raimundo Coelho, o estado passou por situação semelhante em 2015.

Como forma de resolver o problema parcialmente, a Defesa Civil vai receber recursos para manter um serviço que leva água para a população castigada pela seca e estiagem, através da Operação Carro Pipa. Ao todo, 48 municípios devem receber água potável. Cerca de R$ R$ 3 milhões é o valor que já está garantido para o Piauí pelo governo federal para atender a essas cidades.

“Isso gera uma preocupação porque o mês de janeiro era para ser chuvoso nessa região. E a gente já tem a maioria dos reservatórios com quantidade baixa de água e se fevereiro e março não tiver um bom inverno chuvoso, corre um risco de a gente configurar um colapso de falta de abastecimento d’água novamente. Já tivemos em 2015 e pode retornar de novo em 2019 nessa região que atende esses 65 municípios”. 

Além da liberação dos recursos pelo governo federal para o Piauí, mais outros quatro estados também receberão os recursos; Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Alagoas. Raimundo Coelho diz que a Secretaria está apenas agradando a liberação do valor para iniciar a Operação.

O secretário esclareceu que as cidades que serão contempladas precisam de auxílio emergencial. “Por mais que exista o período chuvoso, a região do semiárido piauiense, em torno de 65 municípios, está sendo atingida por uma seca, porque a chuvas estão bem abaixo da normalidade. Isso levou o governo do estado, através da Defesa Civil a emitir um decreto de emergência e submetemos à União, que fez esse reconhecimento. Quando o governo federal faz esse reconhecimento, a gente faz a solicitação dos recursos para atender essas comunidades”, explicou o secretário. 

O secretário garante que estão sendo desenvolvidos tanto planos emergenciais como planos para solucionar de vez a questão. “Vamos apresentar junto ao governo federal um plano de ação mais definitivo, ou seja, que possa atender essas cidades, que quando são atingidas pela seca, é preciso também que se recorra a ações emergenciais”

De acordo com ele, há um projeto que está tramitando na Funasa para elevar a água dos poços do Vale do Gurguéia e levar a todos esses municípios. “Está em análise na Funasa e pode ser a solução definitiva para essa região”.

 Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais