Cidadeverde.com

Bombeiros do Piauí aguarda comando de MG para enviar tropa a Brumadinho

Imprimir

O Corpo de Bombeiros do Piauí está no aguardo do pedido de reforço por parte do comandante-geral de Minas Gerais, Edgar Estevão, para enviar uma tropa e ajudar nas buscas por sobreviventes e  também no apoio às famílias resgatadas com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG). O Governo do Estado do Piauí já autorizou o envio para fora do limite do território estadual. 

De acordo com o comanente do Piauí, Carlos Frederico, cinco oficiais e 64 praças estão de prontidão para irem a Minas Gerais. 

"Os militares já estão aguardando a sinalização do comandante Estevão. Ele agora manteve contato conosco e apresentou a possibilidade real porque é um cenário exaustivo o que os bombeiros estão enfrentando, psicologicamente e fisicamente", declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros no Piauí, Carlos Frederico.  

Desde o rompimento da barragem, na sexta (25), que equipes estão sendo enviada de outros estados para auxiliar nas buscas. Hoje, Brumadinho conta com bombeiros do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, que são as regiões mais próximas. 

O número de mortos subiu para 65 mortos e o de desaparecidos está em 279, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil de Minas Gerais, nesta terça-feira (29).   Um piauiense de Guadalupe está entre os desaparecidos. 

O comandante Carlos Frederico relatou que  o Estado colocou à disposição de Minas Gerais cerca de 70 homens. Ele explicou que existe um protocolo entre os comandantes sobre a oferta de recursos humanos.

"Desde o dia que ocorreu o incidente, a Liga dos Bombeiros do Brasil, por meio dos seus comandantes-gerais abriu o protocolo de ajuda, que é padrão, onde todos os Estados apresentam o que podem ofertar para ficar a disposição do comandante da operação (que serviu como base para abrir o protocolo), que no caso é o (coronel Edgar) Estevão (em Minas)", disse Frederico.

"Nós, do Corpo de Bombeiro do Piauí, estamos com o número de prontidão de (quase) 70 militares. É um número que sofrerá modificação a partir da demanda apresentada e só estaremos presentes caso o comandante Estevão solicite esse apoio", ressaltou.

Frederico disse ainda que apoio funciona como uma expansão de um "raio". "Se, em determinado momento, esse número de bombeiros militares necessitar de intervenção, troca para descanso e turno, esse número vai se ampliando, e os outros Estadão vão ficando à disposição até chegar o nosso momento". 

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o comandante lamentou o ocorrido em Brumadinho. "Nós tivemos muitas mortes, e estamos com um Corpo de Bombeiros atuante e que está fazendo o melhor para minimizar a dor desse momento tão difícil".  

Uma aeronave poderá transportar a tropa enviada do Piauí para agilizar a chegada dos praça e oficiais em Minas Gerais. Frederico disse ainda que a questão de logística é muito importante e precisa ser planejada. 

"Nós estamos a comando do comandante Estevão. O pedido de necessidade dele que implementa essa questão do protocolo", e o consequente envio de reforços. 
 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais