Cidadeverde.com

Nova Copa Davis 'resgata' Brasil e dá boa chance ao país de figurar na elite

Imprimir

Após ser derrotado pela Colômbia no ano passado, o time brasileiro da Copa Davis, tradicional competição de tênis entre países, estava distante do grupo de elite do torneio e só poderia voltar a ele em 2020.

Um conjunto de fatores, porém, mudou a situação e deixou o país com boas chances de se classificar à fase final, novidade deste ano que será disputada em Madri, de 18 a 24 de novembro.

Para chegar lá, precisa derrotar a Bélgica em confronto a partir das 16h desta sexta (1º), em uma quadra de saibro coberta montada no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG).

A oportunidade é consequência da mudança no formato da Copa Davis, agora disputada em duas etapas.

Primeiro, 24 países se enfrentam em uma fase eliminatória. Os 12 vencedores se juntam a quatro já classificados (França, Croácia, EUA e Espanha) e mais dois convidados para a fase final (Argentina e Grã-Bretanha).

Até o ano passado, 16 países disputavam o grupo mundial, apenas com confrontos de mata-mata, em três etapas antes da decisão.

Quem não estava na elite fazia confrontos continentais e tinha a chance de ser promovido ao grupo principal apenas no ano seguinte.

O sorteio, que colocou a Bélgica no caminho dos brasileiros, também foi favorável. Apesar de os europeus terem sido vice-campeões em 2015 e 2017, a equipe convocada para o confronto em Minas Gerais está desfalcada de seus principais jogadores.

David Goffin, 21º colocado do ranking, preferiu ficar na Europa se preparando para uma sequência de torneios. O segundo melhor tenista belga da atualidade, Ruben Bemelmans (132º), também não foi convocado. Assim, Kimmer Coppejans (195º) e Arthur De Greef (202º) serão os rivais nos jogos de simples.

Mesmo sem nenhum representante no top 100, o Brasil leva vantagem, com Thiago Monteiro (106º) e Rogério Dutra Silva (135º). Ambos começaram bem 2019 e conquistaram títulos de nível challenger em janeiro. Monteiro vem embalado pela conquista no Uruguai na última semana.

Nas duplas, o país voltará a contar com seus dois melhores atletas. Bruno Soares, ausente da Davis em 2018 por causa do nascimento da sua filha, volta para formar parceria com Marcelo Melo, recém-recuperado de uma lesão nas costas que o tirou do Australian Open.

"Analisando friamente, de todas as possibilidades [o duelo com a Bélgica] realmente é um dos confrontos em que teríamos mais chances. Vai ser muito especial poder levar o Brasil à fase final. É um evento totalmente novo, e acho muito legal ter a bandeira do Brasil entre as maiores do mundo", afirma Bruno Soares.

Seu retrospecto nos jogos de dupla da Davis é de 14 vitórias e 3 derrotas. Melo registra 17 triunfos e 4 reveses.

"A gente sabe que o ponto da dupla é sempre muito importante para a equipe. Estou bem empolgado de voltar a representar nossas cores e voltar a jogar ao lado do Marcelo", disse. Os mineiros não atuam juntos desde setembro de 2017.

Outra novidade da equipe brasileira é Thiago Wild, 18, que está em seu primeiro ano de profissional e foi convocado como reserva.

Apesar do favoritismo neste fim de semana, os brasileiros nunca venceram os belgas nos três confrontos que já disputaram na Davis (1960, 1993 e 2016).

A ordem dos confrontos será divulgada nesta quinta (31).

DANIEL E. DE CASTRO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais