Cidadeverde.com

O fim de um Estádio importante no futebol piauiense

Imprimir
Nos anos vinte a Casa Inglesa construiu em Parnaíba um Estádio que era o melhor do Piauí naquela época e principal palco dos jogos dos clubes parnaibanos. Era chamado de Estádio Internacional.Na década de cinquenta o Campeonato Parnaibno de Futebol era um sucesso de público, envolvendo clubes como Parnaíba, Flamengo, Fluminense, Belga, Paysandu e Ferroviário. Times de Teresina jogavam lá com uma certa frequência e quase sempre perdiam. Quando o Parnaíba ingressou no Campeonato Piauiense os jogos eram realizados no Internacional.



Ainda na década de sessenta a Casa Inglesa anunciou o fechamento do Estádio ou a sua venda. O Governador Petrônio Portela comprou o patrimônio para o Estado do Piauí e esportistas da cidade mudaram o nome de Internacional para Petrônio Portela.Alguns anos depois - início da década de setenta - o Governador Alberto Silva fez a doação do Estádio ao Parnaíba Sporte Clube, o que gerou uma crise no futebol parnaibano porque os outros clubes não gostaram e protestaram.

O Parnaíba teve dificuldades financeiras para a manutenção do Estádio, que aos poucos foi dando sinais de decadência. Com a construção do Estádio Municipal Mão Santa, o Petrônio Portela foi abandonado.A cada ano a situação piora. De tudo o que tinha, sobrou apenas o campo de jogo, em más condições.



O que restou do Estádio Petrônio Portela está na zona central da cidade de Parnaíba e no mercado imobiliário deve ter um grande valor. Mas, o que fazer? O dono daquele patrimônio que é o Parnaíba Sporte Clube, não mostra disposição para salvá-lo.

Agora que o Ministro Orlando Silva Júnior e o Governador Wellington Dias anunciaram a construção de um Estádio Olímpico em Parnaíba, como fica mesmo o Petrônio Portela ? Continuará abandonado,correndo o risco inclusive de ser invadido por "sem teto", ou será restaurado para continuar servindo ao futebol parnaibano ? Dono de um Estádio em boas condições de uso ( que ganhou de presente ) e bem admnistrado, o Parnaíba Sporte Clube poderia ser uma grande força no futebol piauiense, sem depender dos cofres públicos.



Recentemente tive uma informação de que o SESI - Serviço Social da Indústria estaria interessado em comprar o Estádio para ampliar o Centro Esportivo Verdinho, uma vez que estão lado a lado.Aliás, no Estádio do SESI foram disputados vários jogos do Campeonato Piauiense. Mas, o melhor mesmo seria o Parnaíba transformá-lo, pelo menos, em um importante Centro de Treinamentos, como estão fazendo inúmeros clubes do futebol brasileiro.

Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: