Cidadeverde.com

FMS e Conselho dão início às pré-conferências municipais de saúde

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Conselho Municipal de Saúde dão início amanhã (19) às Pré-Conferências Municipais de Saúde, que reúnem gestores e comunidade em debates sobre a saúde local. A primeira delas, que vai reunir representantes da Zona Norte, acontece a partir das 8h da manhã no Teatro do Boi.

As pré-conferências vêm como uma preparação para a IX Conferência Municipal de Saúde, que acontece em abril e tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. “O objetivo é que a gente possa discutir as formas de planejamento e uma maior consolidação do SUS, com pautas como financiamento, aperfeiçoamento no direito à saúde e vida humana”, explica Sammia Barros, representante da FMS no Conselho. 

Durante as pré-conferências serão escolhidos representantes dos usuários, dos trabalhadores de saúde e da gestão, para serem delegados na Conferência Municipal de Saúde. “É uma etapa por região onde se define quem irá representar a população e vão discutir a política de saúde local e a consolidação do SUS, tendo em vista o direito à saúde que é garantido constitucionalmente”, diz Sammia Barros.

As próximas pré-conferências acontecem nos dias 28 de fevereiro (com a zona Leste, no auditório da UBS Piçarreira), 11/03 (a etapa da zona Sul que será realizada no CRAS Promorar) e 25/03 (com representantes da zona Sudeste, no CRAS Sudeste II Dirceu I).

A Conferência Municipal de Saúde tem o intuito de contribuir com a construção de um espaço democrático de discussão e de articulação em torno de propostas organizativas em torno das prioridades na Política de Saúde para os próximos quatro anos, de forma organizada e planejada. As discussões serão levadas ainda à 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece no mês de agosto.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: FMS