Cidadeverde.com

UFPI coleta digitais de alunos para evitar fraudes futuras

Imprimir

Uma das novidades nos mecanismos de segurança adotada pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) neste Vestibular é a coleta de digitais dos alunos, para verificação futura.

Segundo o presidente da Copove (Comissão Permanente do Vestibular), professor Saulo Brandão, as digitais dos candidatos estão sendo coletadas e ao passar no concurso e começar a freqüentar a Universidade, o aluno terá sua digital coleta novamente, para ser feita uma comparação.

“Nós vamos recoletar a digital e comparar com a feita durante o vestibular, para saber o candidato que participou do concurso é o mesmo que está cursando”, explicou o professor.

Caso seja detectada a fraude, o aluno pode ser expulso da Ufpi ou ter o diploma cassado e ainda ser processado por falsidade ideológica, declarou Saulo Brandão.

“Não vamos dizer em que momento vamos fazer a coleta, nem durante o vestibular, nem durante o curso, mas se for constatada a irregularidade, mesmo depois de formado o aluno pode ter o diploma cassado”, destacou o presidente da Copeve.

Abstenções no 1º Dia:

Ainda sem um dado preciso, o professor afirma que houve uma abstenção de cerca de 7% dos alunos. “Constatamos cerca de 7% de manhã cedo, mas é número ainda pouco representativo, já que não fizemos uma projeção ampla”, explicou Saulo.

Em Teresina, 31.9728 candidatos estão inscritos para o primeiro dia de PSIU, entre alunos da Primeira Etapa (alunos do 1º ano do Ensino Médio) e do PSIU Geral em 97 pólos de aplicação das provas. Em todo o Piauí, são cerca de 45 mil candidatos em 62 pólos (incluindo a capital)

No primeiro dia de vestibular o professor afirma que as ocorrências são as “normais”, pessoas atrasadas ou sem documentação. Ele enfatiza que o documento de identificação é obrigatório, mesmo sendo menores. “Não tem idade para tirar a carteira de identidade. Eles estão participando de um concurso público e é obrigatória a apresentação do documento”, destacou.

Gabarito

Segundo Saulo, o gabarito será divulgado a partir das 15 horas.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: