Cidadeverde.com

Jornalista iraquiano joga os sapatos contra Bush

Imprimir
Um jornalista iraquiano jogou os sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sem conseguir atingi-lo, e o insultou no momento em que ele apertava a mão do primeiro-ministro do Iraque, durante uma visita surpresa neste domingo a Bagdá.
 

Quando os dois governantes se encontravam no gabinete privado do premiê Nuri al-Maliki, um jornalista iraquiano que estava sentado na terceira fila se levantou e gritou: "É o beijo de despedida, seu cachorro!", antes de jogar os sapatos em direção de Bush.

Maliki fez um gesto de proteção em relação ao presidente norte-americano, que não foi atingido. Em seguida, os oficiais de segurança iraquianos retiraram o jornalista da sala.

A visita surpresa de Bush, sua quarta ao Iraque desde a invasão norte-americana em 2003, se segue a uma aprovação a um pacto de segurança entre Washington e Bagdá no mês passado que pavimentou o caminho para que as forças armadas dos Estados Unidos deixem o país até o final de 2011.

A breve visita pode ser um marketing dos ganhos em termos de segurança, mas também mostra o peso da decisão pela guerra no legado do presidente republicano.

A guerra do Iraque deixou de ser a maior preocupação dos norte-americanos com o avanço da recessão econômica, mas pesquisas mostram que a maioria das pessoas considera a guerra um erro.

O novo presidente eleito dos EUA, Barack Obama, tomará posse no dia 20 de janeiro.

Fonte:UOL

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: