Cidadeverde.com

Maternidades são abastecidas com vacina BCG, afirma Sesapi

Imprimir

Foto: Rodrigo Nunes/MS

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu, nesta sexta (22), do Ministério da Saúde, o quantitativo suficiente de doses da vacina BCG, e disponibilizou os imunobiológicos para todas as maternidades públicas em Teresina. Para os demais municípios, a Secretaria já iniciou a logística de distribuição para as Regionais, que deve prosseguir neste final de semana também. O Cidadeverde.com divulgou ontem a falta da vacina após receber inúmeras denuncias. 

A previsão é que mais vacinas sejam entregues neste sábado, 23. Assim como ocorreu nesta sexta, 22, a distribuição se dará imediatamente, já que técnicos da Coordenação de Imunização e Rede de Frio estão de sobreaviso para iniciar o transporte, garante o superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães.

“Vacinas que recebemos do Ministério da Saúde são entregues imediatamente a todos os municípios, evitando assim o desabastecimento. Até a próxima quarta-feira(27), todas as salas de vacinas deverão estar abastecidas, caso o Ministério nos forneça a totalidade de vacinas”.

Em ofício aos Estados, emitido no dia 21 de fevereiro, número 66/2019, o Ministério reconhece a falha na distribuição dos imunobiológicos, motivado, de acordo com o documento, pela mudança de endereço e de gestão da Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Insumos, além do processo logístico. Tal fato gerou reclamações de vários estados, inclusive do Piauí, com quantitativo reduzido de vacinas, como a BGC, que teve desabastecimento pontual em algumas maternidades.

Nesta tarde, saíram caminhões abastecidos para as Regionais de São Raimundo Nonato, Oeiras, Floriano, Uruçuí e Bom Jesus.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais