Cidadeverde.com

Oito novos vereadores podem assumir em janeiro, diz Átila

Imprimir
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamenta o número de vereadores nas Câmaras Municipais dos municípios, com mais de 15 mil habitantes, será votada esta semana no Senado Nacional. A PEC já foi aprovada pela Câmara Federal com algumas modificações e espera a votação dos senadores. O aumento poderá acontecer agora em janeiro, segundo o deputado federal Átila Lira (PSB).  
 
"A PEC já está formulada para entrar em vigor imediatamente. O Poder Judiciário só se manifestará na redistribuição das vagas na Câmara", declarou Átila Lira.
 
Caso a proposta da Câmara seja aprovada, o aumento do número de parlamentares municipais acontecerá em aproximadamente 60 municípios do Piauí. Em Teresina, as vagas passarão de 21 para 29 no legislativo municipal. Mas, a verba orçada será a mesma.
 

“O número de vereadores vai aumentar, mas a verba é a mesma, essa foi a medida encontrada pelo Congresso, para ter a aprovação da população. O presidente da Câmara vai ter que fazer uma redistribuição de renda nos gabinetes”, explicou Átila Lira.

Com a aprovação, o deputado destacou ainda que o reajuste salarial que aconteceria de R$ 7 mil para a R$ 9 mil ficará inviabilizado. “Eles têm que obedecer o recurso orçamentário, pode ser que o reajuste fique prejudicado”, argumentou Átila Lira.
 
Suplentes se tornam vereadores:

Os possíveis novos vereadores serão os primeiros suplentes. A vaga de número 29, será calculada pela Justiça Eleitoral, que deverá surgir entre os segundos suplentes.

Caio Lustosa Bucar - PHS
Edilberto Borges de Oliveira (Dudu) - PT
Evaldo Gomes da Silva – PTC
Humberto Mariano Lobão Castelo Branco – PP
Graça Amorim – PTB
Sebastião Justino Pereira – PcdoB
Luis Humberto Araújo Silveira - PSDB
 
 

Caroline Oliveira
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: