Cidadeverde.com

Prefeitura inaugura 1º Centro para egressos de Comunidades Terapêuticas do Brasil

Imprimir

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), e em parceria com a Fazenda da Paz, inaugura nesta segunda-feira (11), às 11h, o Centro de Convivência Retomando Caminho. Trata-se do primeiro centro de reinserção do Brasil com a finalidade de atender usuários que concluíram tratamento para a dependência química por meio de comunidades terapêuticas governamentais e não governamentais. O objetivo é promover uma reintegração dessa população com outros públicos da sociedade e também inserí-los no mercado de trabalho.

O Centro, localizado na Rua Areolino de Abreu, nº 2137, na região central da capital, vai receber 80 atendidos e conta com equipe multidisciplinar. Embora se trate primordialmente de um espaço de reinserção e não de tratamento, o novo espaço, com equipe formada por psicólogos e assistentes sociais, se faz presente para oferecer todo suporte necessário no processo de encaminhamento ao mercado de trabalho não só do público alvo principal — egressos de comunidades terapêuticas— mas também de toda a comunidade local atendida pela assistência social. Uma parceria com a Fundação Wall Ferraz vai garantir o oferecimento de cursos profissionalizantes, ferramentas e oportunidades para que os usuários conquistem espaço na sociedade.

Estarão presentes na inauguração o prefeito Firmino Filho, o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, a secretária executiva do SUAS, Mauricéia Carneiro, a presidente da Fazenda da Paz, Eneida Lustosa, e o secretário nacional de Cuidado e Prevenção às Drogas (SENADPREV), Quirino Cordeiro.

“A Prefeitura toma a decisão acertada de proporcionar essa estrutura para atender essas pessoas, apoiando nesse que provavelmente é o momento mais difícil: a reinserção na sociedade. E também porque após a tomada da decisão de não usar drogas, ainda se vive em circunstâncias que podem fazer com que haja a recaída. É uma alegria estar executando essa estratégia com a Fazenda da Paz. É mais uma importante conquista para a cidade de Teresina, de uma causa que estamos nos dedicando, que é a de fazer dela uma cidade livre das drogas,” ressalta o secretário Samuel Silveira.

O acesso ao Centro de Convivência Retomando Caminho acontece por meio de encaminhamento por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das comunidades terapêuticas responsáveis pelo tratamento da dependência química. Para mais informações sobre os serviços do novo Centro de Convivência a população pode ligar para o número (86) 3215-7485 ou entrar em contato com a Fazenda da Paz pelo número (86) 3221-5995.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais