Cidadeverde.com

Após batalha particular da Mercedes, Hamilton faz a pole do GP da Austrália

Imprimir

O pentacampeão Lewis Hamilton marcou a pole position do GP da Austrália e vai largar na frente na etapa de abertura do campeonato da Fórmula 1. O inglês da Mercedes vai dividir a primeira fila com Valtteri Bottas.

Lewis Hamilton - Imagem: Lewis Hamilton

Sebastian Vettel, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, ficaram com a segunda fila.  A corrida de Melbourne tem largada às 2h10 da madrugada do domingo (17), pelo horário de Brasília.

Desde a primeira parte da classificação, ficou claro que a sessão seria apertada para ver quem passaria tanto para o Q2, quanto para o Q3. Isso porque, depois da primeira tentativa, onze pilotos, do oitavo até o 18º, estavam divididos por menos de um segundo.

A última fila, contudo, já tinha dono desde que começou o classificatório: desde os treinos livres, a Williams esteve muito atrás de seus rivais, e o estreante George Russell e Robert Kubica, que retorna ao grid na Austrália depois de oito anos afastado, ficaram com as duas últimas posições, com o novato batendo o polonês, que tocou no muro em sua última tentativa.

Os demais eliminados foram Carlos Sainz, com a McLaren, Lance Stroll, com a Racing Point, e a surpresa Pierre Gasly, que vai largar em 17º em sua primeira corrida com a Toro Rosso, enquanto Charles Leclerc liderou a primeira parte do treino com a Ferrari.

Q2

Com os tempos zerados para a segunda parte do classificatório, a pressão para os pilotos do meio do pelotão acertarem uma volta para entrar no concorrido top 10 era clara, com vários pilotos, desde os mais experientes - como Nico Hulkenberg -até o estreante italiano Antonio Giovinazzi, cometendo erros.

Tanto, que a segunda parte do treino também teve uma surpresa: o dono da casa, que acabou de trocar a Red Bull pela Renault, Daniel Ricciardo, vai largar apenas em 12º, uma posição atrás de seu companheiro, Hulkenberg. Os dois foram eliminados, juntos dos estreantes Alex Albon e Giovinazzi, e Daniil Kvyat.

A sessão não acabou bem para Sebastian Vettel, que perdeu o controle de sua Ferrari, e passeou pela grama, provavelmente danificando o assoalho de seu carro, que não pôde ser trocado para a parte final da classificação.

Q3

Nas primeiras tentativas da classificação, tanto Lewis Hamilton, que reclamou de falta de equilíbrio dos freios, quanto Verstappen, cometeram erros, enquanto Valtteri Bottas ficou com a pole provisória com quase meio segundo de vantagem. Mesmo com o erro, Hamilton era o segundo e Vettel, o terceiro.

Na segunda tentativa, contudo, Hamilton virou o jogo e conseguiu a pole position por dois décimos, relegando Bottas à segunda posição. Vettel acabou não melhorando seu tempo mas, mesmo assim, terminou em terceiro, com Verstappen roubando, já com o cronômetro zerado, o quarto lugar de Charles Leclerc, estreante na Ferrari. Grosjean, Magnussen, Norris, Raikkonen e Perez completaram o top 10.

JULIANNE CERASOLI
MELBOURNE, AUSTRÁLIA (UOL/FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais